Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Por: Jacqueline Maria da Silva
Notícia
Publicado em 01.11.2023 | 17:19 | Alterado em 06.11.2023 | 9:34
Protestos de candidatos ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 sobre a distância de casa para os locais de prova ganharam destaque na mídia e nas redes sociais nos últimos dias. Pelo menos 50 mil estudantes foram alocados para realização do teste em locais a mais de 30 da sua residência, o que não é permitido segundo as regras do exame.
Isso fez com que o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), permitisse que os alunos prejudicados pudessem fazer o ENEM em outras datas, com previsão para 12 e 13 de dezembro. O comunicado oficial foi divulgado ontem (30)
O INEP disponibilizará em sua página oficial uma aba específica para que os inscritos solicitem a participação na nova data. Feito isso, é só acompanhar o pedido no próprio site. Aqueles que, mesmo em locais distantes, decidirem fazer a prova na primeira data não precisam fazer o pedido.
Atualização: Após as fortes chuvas e ventos que causaram falta de energia e abastecimentos em São Paulo e outros estados, o ministro da educação, Camilo Santana, anunciou que as pessoas prejudicadas pelas condições climáticas no país poderão participar na reaplicação das provas no dia 12 e 13 de dezembro.
Nos dias 5 e 12 de novembro, datas de aplicação da prova, haverá catraca livre para metrôs, linhas de trem da CPTM, Via Quatro, Via Mobilidade e ônibus intermunicipais da EMTU, entre as 9h e 21h.
Com relação ao transporte coletivo municipal, algumas cidades da Grande São Paulo disponibilizarão ônibus gratuitos nos dois dias de prova
Saiba quais são e como comprovar que você vai fazer o Enem:
Os portões dos locais de prova fecham às 13h.
*Com informações do G1 e prefeituras dos municípios citados e Governo do Estado.
Jornalista formada pela Uninove. Capricorniana raiz. Poetisa. Ama natureza e as pessoas. Adora passear. Quer mudar o mundo e tornar o planeta um lugar melhor por meio da comunicação. Correspondente de Cidade Ademar desde 2021. Em agosto de 2023, passou a fazer parte da Report For The World, programa desenvolvido pela The GroundTruth Project.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]