APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Muralistas foram para Recife em Encontro Nacional do Usina de Valores

Image

Por: Cíntia Gomes

Publicado em 28.11.2018 | 10:46 | Alterado em 22.11.2021 | 16:42

Tempo de leitura: 1 min(s)

Nos dia 23 e 24 de novembro, aconteceu em Recife, o Encontro Nacional do Usina de Valores, iniciativa liderada pelo Instituto Vladimir Herzog. As correspondentes Kátia Flora (São Bernardo do Campo) e Gisele Alexandre (Capão Redondo) participaram do evento que marcou  o fim das atividades de 2018 do projeto.

No primeiro dia, foi realizada na Unicap , uma aula pública “Estratégias de resistência para 2019”  com a socióloga Esther Solano, de São Paulo, e o teólogo Ronilso Pacheco, do Rio de Janeiro, sobre as perspectivas políticas para 2019. Já no sábado, a Torre Malakoff recebeu o Usina Cultural, com o show do grupo Bongar, discotecagem de Maria Clara Araújo e intervenção artística de Amanda Timóteo, do Slam das Minas PE.

“Interagir e aprender mais sobre o trabalho que exercem nas periferias, foi bem interessante. E claro o de repassar o conhecimento amplo dos direitos humanos à sociedade, pois muitos desconhecem o assunto e reproduz narrativas do senso comum”, conta Kátia.

Image

Kátia Flora durante o encontro em Recife (Gisele Alexandre)

Em atividade desde março, o Usina de Valores tem o objetivo de promover a cultura de direitos humanos e combater os discursos de ódio. As ações desenvolvidas buscaram fortalecer cinco valores fundamentais do projeto: dignidade humana, coexistir na diferença, escuta ativa, bem viver e engajamento político.

“Estar imerso com outros parceiros, muitos deles colegas que atuam com comunicação periférica em outras regiões do país, me fez perceber ainda mais a importância dos valores trabalhados  pelo Usina”, afirma Gisele.

Durante o ano aconteceram diversas atividades formativas para sensibilizar e engajar pessoas na construção de uma sociedade democrática, justa e não violenta, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Cíntia Gomes

Diretora institucional e cofundadora da Agência Mural, correspondente do Jardim Ângela desde 2010. Como boa escorpiana, é desconfiada, decidida e curiosa. Ama o mar, livros, dançar, ver filmes, comer doces e pipoca.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE