APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Muralistas foram para Recife em Encontro Nacional do Usina de Valores

Image

Por: Cíntia Gomes

Publicado em 28.11.2018 | 10:46 | Alterado em 22.11.2021 | 16:42

Tempo de leitura: 1 minuto

Nos dia 23 e 24 de novembro, aconteceu em Recife, o Encontro Nacional do Usina de Valores, iniciativa liderada pelo Instituto Vladimir Herzog. As correspondentes Kátia Flora (São Bernardo do Campo) e Gisele Alexandre (Capão Redondo) participaram do evento que marcou  o fim das atividades de 2018 do projeto.

No primeiro dia, foi realizada na Unicap , uma aula pública “Estratégias de resistência para 2019”  com a socióloga Esther Solano, de São Paulo, e o teólogo Ronilso Pacheco, do Rio de Janeiro, sobre as perspectivas políticas para 2019. Já no sábado, a Torre Malakoff recebeu o Usina Cultural, com o show do grupo Bongar, discotecagem de Maria Clara Araújo e intervenção artística de Amanda Timóteo, do Slam das Minas PE.

“Interagir e aprender mais sobre o trabalho que exercem nas periferias, foi bem interessante. E claro o de repassar o conhecimento amplo dos direitos humanos à sociedade, pois muitos desconhecem o assunto e reproduz narrativas do senso comum”, conta Kátia.

Image

Kátia Flora durante o encontro em Recife (Gisele Alexandre)

Em atividade desde março, o Usina de Valores tem o objetivo de promover a cultura de direitos humanos e combater os discursos de ódio. As ações desenvolvidas buscaram fortalecer cinco valores fundamentais do projeto: dignidade humana, coexistir na diferença, escuta ativa, bem viver e engajamento político.

“Estar imerso com outros parceiros, muitos deles colegas que atuam com comunicação periférica em outras regiões do país, me fez perceber ainda mais a importância dos valores trabalhados  pelo Usina”, afirma Gisele.

Durante o ano aconteceram diversas atividades formativas para sensibilizar e engajar pessoas na construção de uma sociedade democrática, justa e não violenta, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Cíntia Gomes

Diretora institucional e cofundadora da Agência Mural, correspondente do Jardim Ângela desde 2010. Como boa escorpiana, é desconfiada, decidida e curiosa. Ama o mar, livros, dançar, ver filmes, comer doces e pipoca.

Republique

Faça com que essa história chegue para mais pessoas.

Republique o nosso conteúdo gratuitamente.

Regras:

Os títulos podem ser modificados desde que não mude o contexto;

Os textos devem ser publicados como estão na versão original, sem edição ou cortes;

Todas as republicações devem dar crédito para a Agência Mural e também os créditos dos profissionais envolvidos em sua produção, conforme aparece na publicação original;

As fotografias e outras imagens/artes podem ser republicadas com os devidos créditos;

Os vídeos republicados não devem passar por nenhum tipo de edição, devem conter os créditos da Agência Mural; para transmissão na TV, é preciso enviar um pedido para contato@agenciamural.org.br.

Reportagens publicadas no site www.agenciamural.org.br não podem ser revendidas.

Se possível, os materiais republicados devem mencionar o perfil da Mural nas redes sociais.

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.