• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Vacinação em Osasco contra a Covid-19: saiba como está a campanha na cidade

Confira local de imunização, horário e as últimas notícias sobre a vacinação no município da região oeste da Grande SP

A vacinação em Osasco contra a Covid-19 começou na semana de 17 de janeiro. A imunização na cidade da Grande São Paulo teve início após a aprovação emergencial da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Atualmente a campanha de vacinação na cidade está destinada a idosos a partir de 65 anos e para profissionais da educação a partir de 47 anos.

As primeiras doses que chegaram no município foram destinadas aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra o coronavírus

De acordo com a prefeitura osasquense, todos esses profissionais já estão imunizados, somando mais de 5 mil vacinados. Além disso, todos os idosos institucionalizados da cidade também já foram vacinados. Dados do governo do estado de São Paulo mostram que até 20 de maio, a cidade já tinha aplicado 108.577 doses da vacina.

Além da vacinação nas 34 UBSs da cidade, a prefeitura de Osasco vem realizando campanhas de drive-thru para facilitar a aplicação | Marcelo Deck/Prefeitura de Osasco

Para facilitar a imunização, principalmente dos idosos, além de aplicar a vacina nas UBSs, a prefeitura vem fazendo campanhas de drive-thru (no Estacionamento da Prefeitura, na Avenida Narciso Sturlini), com vacinação pré-agendada realizada dentro dos carros.

Quem for se vacinar no esquema drive-thru também pode doar 1kg de alimento não perecível como arroz, feijão, açúcar ou café para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade de cidade.  

Mas para aqueles que não conseguiram comparecer ou não possuem carro, basta se dirigir à UBS mais próxima de sua residência (os endereços podem ser consultados aqui) ou nos dois Centros de Atenção ao Idoso (em Presidente Altino, na Rua Osvaldo Collino, 280, e no Km 18, na Rua José Pedro Filho, 33). O horário da vacinação é das 10h às 16h.

Atenção! Para vacinação de profissionais da educação nas Unidades Básicas de Saúde, as datas estão sendo escalonados. Consultar aqui.

Confira abaixo quais documentos necessários:

  • Idosos a partir de 65 anos – comprovante de endereço do idoso, de parente ou responsável, documento com foto e cartão do SUS atualizado. 
  • Idosos acamados – um familiar do idoso deverá ir à UBS do seu bairro para fazer a solicitação de vacinação em casa. Nessa situação, é necessário apresentar um documento com foto e comprovante de residência da pessoa que receberá a dose.
  • Profissionais da educação até 47 anos – o profissional deverá fazer com antecedência o cadastro no site, na aba Profissionais da Educação, e também agendamento de horário na Central 156 (ou 3651-7080). No dia da imunização será necessário apresentar o comprovante do Vacinajá Educação.

PRÉ-CADASTRO DA VACINA

O Governo de São Paulo lançou o site vacinaja.sp.gov.br para o pré-cadastro de idosos aptos a receber a vacina. O registro, segundo o governo estadual, garante mais facilidade à campanha de imunização, contribuindo para evitar aglomerações. Entretanto não é obrigatório e não é um agendamento.

Em Osasco, apenas no caso de vacinação em dia de campanha drive-thru, esse pré-cadastro está sendo obrigatório, além do agendamento de horário pelo Central 156 ou no 3651-7080. 

SERVIÇO

Vacinação contra Covid-19 em Osasco 

IDOSOS A PARTIR DE 65 ANOS

Local: Todas as UBSs da cidade e nos dois Centros de Atenção ao Idoso

Endereços: Central do Idoso em Presidente Altino – Rua Osvaldo Collino, 280, 

Central do Idoso no Km 18 – Rua José Pedro Filho, 33

Endereços das UBSs podem ser consultados aqui 

Data e hora: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

PROFESSORES A PARTIR DE 47 ANOS

Nas Unidades Básicas de Saúde com escalonamento, sempre com atendimento das 10h às 16h. Confira as datas aqui.

Ana Beatriz Felicio

Jornalista e correspondente de Carapicuíba desde 2018. Curiosa, vive com a cabeça no mundo da lua. Gosta de conhecer pessoas e descobrir o que as motiva a acordar todos os dias. Apaixonada por novas aventuras, histórias, gostos e lugares. É daquelas que está sempre viajando, quando não fisicamente, com a ajuda de algum livro de fantasia ou de um bom filme.

Carapicuíba

Comentários