APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Patrimônio ambiental, Parelheiros possui cratera geológica habitada

Junto com Marsilac, Parelheiros faz parte da prefeitura regional homônima

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 22.05.2017 | 14:53 | Alterado em 13.04.2023 | 15:52

Tempo de leitura: 3 min(s)

“Amo Parelheiros de coração. Para mim, aqui é tudo”, diz a diarista Janira da Silva, 45, a respeito do distrito onde vive desde o primeiro ano de idade. Junto com Marsilac, ele faz parte da prefeitura regional homônima, que é cheia de curiosidades. Além de ser um pulmão verde da capital paulista, tem uma cratera geológica formada há milhões de anos.

Localizada no extremo da zona sul de São Paulo, a região, que tem mais de 150 mil habitantes, é considerada Patrimônio Ambiental. Parelheiros ocupa uma área de 360,6 km², está sob as APAS (Área de Proteção Ambiental) Capivari-Monos e Bororé-Colônia, abriga remanescentes da Mata Atlântica, as bacias hidrográficas Capivari, Guarapiranga e Billings, e parte da Terra Indígena Tenondé Porã

Além disso, possui uma grande estrutura geológica, a Cratera da Colônia, formada pela queda de um corpo celeste há mais de 30 milhões de anos. Atualmente, ela é ocupada por residências, passa pelo processo de urbanização do Programa Mananciais, da Secretaria Municipal de Habitação, e possui um presídio estadual. Foi tombada pelo Condephaat e é patrimônio geológico do estado de São Paulo.

Entre conglomerados urbanos, patrimônios naturais, culturais e geológicos, Parelheiros agrada quem gosta de viver perto da natureza. É o caso de Janira. “Uma das únicas coisas ruins aqui é médico. Sempre falta”, reclama a diarista.

Dados de 2015, compilados pelo Observatório do Cidadão, indicam que Parelheiros tem 18 UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Em contrapartida não há nenhum leito hospitalar. A construção de um hospital municipal, que deve ter 250 leitos, centro cirúrgico, obstétrico e pronto-socorro começou em 2014, mas ainda não foi concluída.

Em março deste ano, a página do Planeja Sampa indicava que 77,5% da obra já estava finalizada. Porém, a atualização era do dia 6 de dezembro de 2016. Agora, a página não traz nenhuma informação sobre o hospital.

O 32xSP entrou em contato com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços para obter informações sobre o progresso da construção nesses primeiros meses de 2017, mas não teve retorno até o fechamento da reportagem.

Janira acredita que o hospital não trará muitos benefícios para a população se faltar médicos frequentemente, como ocorre nas UBSs. Ela também critica a falta de medicamentos nas unidades.

Ainda na área da saúde, o Observatório do Cidadão mostra que houve aumento no número de mortes causadas por câncer, doenças do aparelho respiratório, no aparelho circulatório, causas mal definidas e mortes específicas por Aids.

Também houve aumento no número total de crianças com baixo peso ao nascer. Em 2014, 234 bebês nasceram nesta situação. O número aumentou 8,9%, em 2016. Todavia, caíram as mortes por causas externas (violência e acidentes) e mortalidade infantil.

Cheia de histórias

A região de Parelheiros começou a receber imigrantes alemães na primeira metade do século 19 e imigrantes japoneses no século seguinte, em 1940. Já o crescimento da urbanização ganhou força a partir dos anos 1980.

No território, está presente o primeiro solo sagrado da Igreja Messiânica construído fora do Japão, diversas chácaras e conglomerados urbanos regulares e irregulares. O Observatório do Cidadão estima que até 2016 havia 3.611 domicílios em favelas. Algumas atividades de ecoturismo começaram a ser incentivadas pela prefeitura de São Paulo.

A diarista Janira Mendes da Silva acredita que o lugar onde mora possui muitos locais bonitos para quem gosta de natureza e o turismo pode ser uma alternativa para a geração de empregos, mas teme que ocorra mais desmatamentos. Por fim, pensa ser necessário ter mais espaços para lazer e estudos. Ela conta que as únicas atividades de entretenimento de Parelheiros são bares, rios, pesqueiros particulares e bailes funk.

As atividades culturais e esportivas oferecidas pelo poder público estão concentradas no CEU (Centro Educacional Unificado). Para Janira, apenas uma dessas unidades não é suficiente, principalmente para quem mora em bairros mais afastados. Ter mais bibliotecas também é uma necessidade. “Perto da prova do Enem, vários grupos de estudo são formados na biblioteca do CEU”, relata.

O Observatório do Cidadão aponta que em Parelheiros houve uma queda no número de livros infanto-juvenis em bibliotecas. Até 2013 havia 2.017 exemplares. Em 2014, diminuiu para 638 e permaneceu a mesma quantidade em 2015.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE