APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Arquivo pessoal

Por: Glória Maria

Notícia

Publicado em 12.03.2024 | 14:00 | Alterado em 12.03.2024 | 14:40

Tempo de leitura: 4 min(s)

“O que chega na quebrada é o funk, mas o que a universidade produz sobre funk não chega na quebrada”, observa Thiago de Souza, 34, que pesquisa o gênero na USP (Universidade de São Paulo), onde faz doutorado em música. Conhecido como Thiagson, ele lançou o livro “Tudo o que você sempre quis saber sobre Funk… mas tinha medo de perguntar.”

Professor de música clássica, o autor orquestra diversas plataformas voltadas para os interessados no universo do funk, com informações mais aprofundadas sobre o gênero. Só o perfil dele no Instagram @canaldothiagson tem mais de 132 mil seguidores, já no Youtube, o Canal do Thiagson conta com mais de 9,1 mil inscritos.

A iniciativa de fazer um livro sobre funk se deu por meio de um convite da editora Tipografia Musical, especializada em música clássica. Para Thiago, nascido na Bahia e morador de Santo André, na Grande São Paulo, a obra foi um modo de incomodar os haters, divulgar o trabalho científico e conectar as populações periféricas com o livro.

Lançamento do livro em Paraisópolis atraiu artistas e funkeiros no Caverna Bar @Divulgação/Michael Eduardo

“É fácil fazer um livro sobre funk chegar na mão do playboy que é quem menos precisa conhecer porque não vive o funk”, diz.

‘A escrita desse livro parte do transmitir antes de tudo à comunidade funk, na linguagem funk, de quem lida com o gênero musical em seu dia a dia: a periferia’

A obra, composta por 37 capítulos, traz títulos como: “Funk é arte, não crime”, “Qual é a relação da música com o racismo?” e “A predominância da cor branca no ensino musical”, que refletem desde a percepção do funk como arte até a influência do racismo na música.

O autor reflete ainda sobre o papel das instituições de ensino e universidades de música que, por não reconhecerem a riqueza e a diversidade do funk, se tornam responsáveis pela formação de musicistas preconceituosos.

“As instituições de ensino musical no Brasil e exterior foram lugares de propagação não só de preconceitos musicais mas também de proselitismo. Proselitismo é quando o sujeito vem com aquelas ideias erradas do tipo: minha música é melhor que a sua”, comenta.

Thiago afirma que apesar dos estudos acadêmicos sobre o funk se iniciarem no fim dos anos 1980, as pesquisas sobre o gênero são recentes e se refletem em uma sociedade que ainda não reconhece o funk como uma arte legítima.

“A sociedade ainda não foi significativamente impactada pela percepção do valor e da legitimidade musical do batidão de origem carioca”, afirma.

Lançamento em Paraisópolis

O Caverna Bar, espaço de promoção de atividades culturais utilizado por diversos coletivos em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, foi o local escolhido por Thiago para um dos lançamentos da sua obra.

‘O livro trata de como o conhecimento produzido sobre o funk não chega às pessoas que o fazem. E se estou aqui na favela realizando esse evento, é uma forma de retribuir o que aprendi’

O evento, ocorrido no último dia 24 de fevereiro, contou com a participação de produtores locais, do estúdio musical Canguru Paraisópolis, músicos locais e da favela do Titã, do coletivo Bolinha Cultura nas Favelas de Santo André; juntos os artistas realizaram uma roda de funk e apresentações de suas faixas.

Para Thiago, a escolha da favela de Paraisópolis é significativa, por ser um território onde o funk se faz presente, a partir de bailes como DZ7 e Baile do Bega e também por ser um dos focos de disseminação de informações. Ele comenta que existem vários livros sobre funk, mas que os funkeiros desconhecem.

Mike Johnnatan, 27, músico e diretor artístico na Canguru Paraisópolis, e ex-comerciante da Rua do Baile do Bega, avaliou o evento como essencial por trazer produção e visibilidade da vivência funk para a comunidade, além de quebrar preconceitos em relação ao gênero musical.

“Eu venho do hip hop e há essa construção também de achar que o funk que não seja o consciente não passa a visão. Não via o funk como algo meu. Também carregava o preconceito contra nossa própria história”, afirma.

Mike destaca que o livro do Thiago é uma forma de incentivar a leitura e a complexidade do viver funk no dia a dia.

Do mestrado às produções nas redes sociais

Thiago ficou conhecido nas redes sociais com um vídeo que viralizou na internet explicando a complexidade da música “Ô Xanaina”, do Mc Lan. A repercussão dividiu opiniões. Desde então, ele tem se dedicado a compartilhar sua pesquisa em vídeos por meio de uma linguagem acessível.

Para o autor, o conhecimento coletivo é uma experiência social e ele diz querer aprender mais nas discussões com o público e até possivelmente escrever mais um livro. A princípio, Thiago espera ver crescer a participação ativa das periferias nas discussões sobre funk, sobretudo, nos lançamentos que ainda serão feitos do livro, nas favelas e fora delas.

“A cada espaço que vou e lanço o livro sinto que aprendo nas discussões com o público”, diz o autor.

Os próximos lançamentos estão previstos para 22 de março, na Livraria Travessa Pinheiros, em Pinheiros, e 12 de abril no Rio de Janeiro.

Para adquirir o livro, acesse este link do site da Editora Tipografia Musical.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Glória Maria

Moradora de Paraisópolis, jornalista, produtora audiovisual e co-fundadora do estúdio 7 Notas, espaço que acolhe artistas locais e movimentando artes

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE