APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

apoie@agenciamural.org.br

Agência de Jornalismo das periferias

Secretaria Municipal de Educação/Divulgação

Por: Redação

Notícia

Publicado em 11.03.2026 | 14:22 | Alterado em 11.03.2026 | 14:22

Tempo de leitura: 2 min(s)

Trabalhadores que são MEIs (Microempreendedores individuais) no Grajaú e de outras periferias de São Paulo podem se cadastrar em uma plataforma que permite receber propostas para realizar serviços, como melhorias de infraestrutura, pintura, conserto de ventiladores e reparos em mobiliário, entre outros. 

A ideia é que possa haver prestação de serviços para entes públicos, como escolas da região. Trata-se da plataforma Contrata+Brasil, criada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. 

A ideia da ferramenta é aproximar compradores públicos, como prefeituras, estados e órgãos federais, de microempreendedores individuais, especialmente nesta fase inicial do projeto.

O Grajaú, por exemplo, é o distrito com o maior número de MEIS (Microempreendedores Individuais) na cidade. Entre os locais públicos que podem ser impactados estão as escolas.  

A plataforma é integrada ao PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), permitindo que os colégios contratem diretamente serviços de manutenção e pequenos reparos. 

Em São Paulo, mais de 17 mil escolas recebem recursos do programa, sendo 5.077 da rede estadual e 11.959 da rede municipal.

Sempre que uma escola divulgar uma demanda, os profissionais cadastrados na região recebem notificações, inclusive por WhatsApp, e podem enviar propostas diretamente pela plataforma. As contratações têm limite de até R$12,5 mil por serviço.

Como MEIs das periferias podem acessar o serviço?

Para acessar a plataforma, o microempreendedor precisa ter um CNPJ ativo como MEI e cadastro no portal Gov.br. O processo pode ser realizado pelo celular ou computador.

Após o login, é necessário completar o perfil com informações como área de atuação, serviços oferecidos e região de atendimento.

Com o cadastro concluído, o MEI passa a receber notificações sempre que surgirem demandas relacionadas ao seu serviço na região.

Acesse a plataforma: https://www.gov.br/contratamaisbrasil/pt-br

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE