APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Agência Mural chegou em Salvador; ouça o podcast

Agência Mural celebra 10 anos lançando projeto piloto em Salvador com correspondentes locais espalhados pela capital baiana

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 26.11.2020 | 20:00 | Alterado em 26.11.2020 | 20:00

Neste episódio do “Em Quarentena” a Agência Mural revelou o lançamento do projeto piloto Mural Salvador, com correspondentes locais espalhados pela capital baiana. A novidade integra parte da celebração dos 10 anos de existência da Agência. 

O articulador e produtor audiovisual Moisés Augusto Neuma, que mora na capital baiana, abriu o programa falando que para ele as zonas de exclusão existentes no Brasil é ‘uma distorção da democracia proposta no país’.

“Então é muito difícil dar conta disso tudo, até pra imprensa. Então a gente acaba repetindo termo, repetido expressões para fazer as pessoas entenderem o que é essa distorção. Acho que a importância do muralista é essa, é dar as outras palavras, trazer as outras questões daquele lugar”. (ouça a partir de 00:01)

A diretora institucional da Agência Mural, Cíntia Gomes, explicou que o projeto é um piloto para entender como o trabalho da instituição pode ser replicado para outras partes do país. Ela contou também como foi o processo. 

“Lá em Salvador, a gente começou com uma formação de 20 profissionais que aprenderam mais sobre o jornalismo produzido pela Mural. Desses, seis foram selecionados para se tornarem correspondentes locais baianos”. (a partir de 01:16)

Uma das pessoas responsáveis por fazer a ponte virtual com essa galera foi o comunicador Moisés, morador do bairro Engenho Velho de Brotas. Ele entrou em contato com a Agência Mural pelo Whatsapp para conhecer melhor o trabalho jornalístico desenvolvido na Grande São Paulo depois que passou a se interessar por jornalismo local.

“Foi aí que vi a Mural numa matéria de televisão e eu vi que era a mesma proposta, só que mais ampliada, já tinha quase 10 anos. Daí eu entrei em contato, olhei o site e foi pelo whatsapp que a gente acabou conversando, que é um canal super fácil. Eu tive a impressão de que eu tava no lugar certo, na hora certa e as coisas foram acontecendo muito rápido”. (ouça em 01:50)

Todo o processo durou poucos meses. Além do Moisés lá em Salvador, aqui em São Paulo Cintia Gomes, o Eduardo Silva e a Gisele Alexandre também participaram desse processo, que rolou com o apoio do programa Facebook Comunidades. 

Cíntia disse por que, entre tantas cidades no Brasil, Salvador foi a escolhida. 

“É que a capital baiana é a mais populosa do nordeste e tem a segunda maior população do país morando em favelas. Além disso, tem uma cultura e uma beleza muito grande. Mal podemos esperar para conhecer as histórias das periferias que nossos novos muralistas vão trazer sobre a cidade”. (em 02:42)

Em São Paulo, o correspondente da Agência Mural Cleber Arruda será o responsável pela edição desses textos.

“E agora um novo desafio que é conhecer Salvador através da nossa nova rede de jornalistas que a gente tá iniciando lá e acho que é uma missão linda porque são novas histórias que vão surgir aí pra gente”. (em 03:06)

As matérias sobre Salvador começam a ser publicadas no dia 27 de novembro, sexta-feira. Para conferir tudo e também mais detalhes sobre a expansão da Mural é só acessar o site da Agência Mural. Além disso, as reportagens também vão ser publicadas nos jornais A Tarde e Massa!, um dos mais importantes de Salvador.

E sobre o “Em Quarentena”, a segunda temporada deste podcast, criado pela Agência Mural no começo da pandemia do coronavírus, está chegando ao fim, mas seguiremos conectados pelo Whatsapp e pelas redes sociais.

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #65 – Segunda Temporada –  Estamos em Salvador!

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.