APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Dicas de alimentação saudável na quarentena; ouça o podcast

Moradores das periferias relatam que estão comendo além da conta e nutricionistas dão dicas para melhorar a alimentação neste período de pandemia

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 04.04.2020 | 19:02 | Alterado em 16.12.2020 | 19:05

Manter uma alimentação saudável durante a pandemia do coronavírus não tem sido fácil para moradores das periferias. O “Em Quarentena” conversou com algumas pessoas para saber como elas têm se alimentado e falou também com nutricionistas que trouxeram dicas para ajudar a melhorar a alimentação neste período. 

A moradora de Carapicuíba, na Grande São Paulo, Juliana contou que não está saindo de casa e anda descontando no doce a ansiedade.

“Estou muito ligada no doce, uma coisa que eu não consumia muito antes. Agora parece que faço questão. Termino de almoçar ou jantar e já estou atrás de algum doce ou estou fazendo algum bolo ou brigadeiro. Aliás, brigadeiro aqui em casa virou minha especialidade”. (ouça a partir de 00:51)

Irani, de 51 anos, compartilhou que também sente que está descontando na comida. “Eu não consigo parar de comer. Eu como e já estou pensando o que vou comer em seguida. Percebi que já engordei”. (a partir de 01:11)

A professora de nutrição Daniele Andrade explicou que nesses momentos de estresse é comum se alimentar além da conta. “A gente acaba achando ou procurando outras válvulas de escape. E até involuntariamente a gente passa a comer mais porque no comer a gente ocupa a nossa mente também”. (ouça em 01:27)

Aline Kátia, da Jova Rural, na zona norte de SP, disse que para ela o desafio tem sido resistir às tentações que rondam a sua cozinha. “Por causa da gastrite e do refluxo eu evito bebida alcoólica, açúcar e fritura. Mas, minha irmã que não tem esse tipo de problema acaba fazendo brigadeiro, doces e comprando cerveja”. (em 01:49)

Joyce, que é dona de uma loja de alimentos orgânicos no Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, apontou que por lá algumas pessoas estão preocupadas com uma alimentação balanceada. “Aumentou sim a demanda, estou recebendo mais pedidos e recebendo mais gente da quebrada interessada. Porque a gente atende fora da quebrada também”. (em 02:20)

Já a vegetariana Aline Almeida, que mora na zona leste, alertou sobre a questão de oferta e demanda de alimentos. Ela afirmou que está gastando mais na feira. “Os alimentos estão muito mais caros do que o habitual e também tem faltado muitas barracas. Então eles podem colocar os valores que eles querem e você não tem muita opção de escolha”. (em 02:35)

A nutricionista Daniele reforçou que uma alimentação saudável não previne o coronavírus. “Consumir alimentos que melhoram a imunidade não evitará que a gente se infecte ou que a gente se contamine com o vírus. Obviamente que, independente do nosso tipo de alimentação, a gente precisa manter as medidas preventivas”.  (em 03:10)

O podcast da Agência Mural reuniu algumas dicas de quem entende bem de alimentação. A primeira delas foi enviada pelo rapper Rincon Sapiência, que é vegetariano e curte bater um papo sobre alimentação nas quebradas. 

“Poderia começar falando das frutas cítricas, como laranja, limão, acerola e kiwi. São alimentos muito bons para nossa imunidade”. (em 04:01)

A nutricionista Yuana Vieira indicou o uso de temperos naturais. “Como o alho, cebola e  coentro para temperar comida. E desenvolver habilidades culinárias, fazer receitas novas. Sempre procurando ter uma alimentação mais saudável e balanceada”. (em 04:21)

Yuana, que trabalha com alimentação escolar, deu dicas para incentivar as crianças a comer melhor durante a quarentena.

“Vamos colocar as crianças para interagir. Dá uma fruta para a criança descascar. Se vai fazer uma salada de fruta, dá uma banana para ela descascar ou uma mexerica. Para ela poder interagir ali junto com você na hora do preparo do alimento”. (em 04:42)

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #10: Dicas de alimentação saudável na quarentena.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.