APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Barueri mantém mesmo grupo no poder há quase 40 anos; ouça o podcast

O prefeito Rubens Furlan pode ser reeleito pela sexta vez, o político comanda a região há 37 anos

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 06.10.2020 | 13:57 | Alterado em 06.10.2020 | 13:57

Tempo de leitura: 2 min(s)

O “Em Quarentena” foi entender um pouco de Barueri que abriga o famoso bairro de Alphaville, onde existe um centro comercial com muitas empresas importantes e mansões de luxo. Há mais de três décadas o mesmo grupo político é quem dá as cartas na cidade. 

Rubens Furlan e outros nomes associados a ele, lideram uma das cidades mais ricas da região. Ele é o atual prefeito, e está hoje no PSDB. Foi vendedor e taxista, até entrar para política aos 22 anos. Em 1982 foi eleito pela primeira vez e, desde então, foram mais quatro vitórias.

Paulo Talarico, editor da Agência Mural, contou que o bairro de Alphaville começou a crescer justamente na mesma época em que o Furlan começou a comandar por lá. 

“A região acaba trazendo uma alta quantidade de dinheiro para o município, principalmente de impostos sobre serviços. Pra você ter uma ideia, Barueri tem uma verba de arrecadação de 10 mil de reais para cada habitante. Já a cidade vizinha, Carapicuíba, arrecada só 1,2 mil por pessoa”. (ouça a partir de 01:16)

Talarico enfatizou também que com toda essa grana, o município apresenta bons indicadores na área da saúde e educação, sendo referência na região.

No entanto, também existem desigualdades e bairros periféricos em Barueri. De acordo com o IBGE, 35% da população da cidade recebe menos que meio salário mínimo.

Bruno Costa Brasileiro, que vive no Parque Viana, na periferia da cidade, e trabalha como mecânico, falou sobre a gestão de Furlan. 

“Analisando no ponto de questão desses últimos 30 anos, Barueri cresceu muito, então na gestão do Rubens Furlan, até mesmo a primeira eleição do Gil que foi apoiada pelo Furlan, vamos colocar que cresceu muito Barueri, né?”. (a partir de 01:56)

Ele também opinou sobre os 37 anos de comando do prefeito. “Não que seja uma preocupação, mas a gente também fica preocupado com a parte de monopolização, né?! Não tendo com quem competir ele acaba não tendo as prioridades que deveriam ter”. (ouça em 02:18)

Nas eleições municipais deste ano, Furlan tem seis adversários: Mari Tavelli do PSB, Baltazar Rosa do PT, Júlio Leal do PMN, Capitão Ataliba (Podemos), Professor Balde (PSOL) e Reinaldo Monteiro (PROS). A cidade nunca teve segundo turno.

Saiba mais sobre o assunto clicando aqui. E continue atento ao site da Agência Mural que sempre tem matérias sobre eleições na Grande São Paulo.

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #31 – Segunda Temporada – Barueri mantém mesmo grupo no poder há quase 40 anos.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE