APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
No Corre

Casas do Norte: comércio, saudade e tradição nordestina

Quais são os perrengues e os sabores em tocar esses negócios que ajudam a valorizar e a manter a tradição nordestina em São Paulo

Image

Por: Redação

Publicado em 14.02.2022 | 20:16 | Alterado em 15.02.2022 | 18:45

Buchada, sarapatel, rapadura… São alguns dos produtos vendidos em Casas do Norte, estabelecimentos que fazem parte da cultura nordestina, especialmente para muitos migrantes que vivem nas periferias. No episódio desta segunda-feira do Próxima Parada, desembarcamos em dois desses comércios para contar a história de um baiano e de um cearense.

Em Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo, na Casa do Norte MA, trocamos uma ideia com Manoel Alves. Já na periferia de Guarulhos, na Casa do Norte Bela Vista, falamos com o Henrique Alves. Eles são proprietários dessas casas e contam quando migraram do nordeste para São Paulo, quais foram os perrengues e, literalmente, os sabores em tocar esses negócios que ajudam a valorizar e a manter a tradição nordestina.

Próxima Parada

Produzido pelaAgência Murale distribuído exclusivamente pelo Spotify, oPróxima Paradaconta com a colaboração da nossa rede de correspondentes locais dos bairros periféricos da Grande São Paulo. Para ouvir o episódio, basta clicar nestelink do programae se cadastrar gratuitamente no aplicativo.

De segunda a sexta-feira, sempre no final da tarde, um novo episódio fica disponível. Ali, os apresentadores e repórteresGabriela CarvalhoeRômulo Cabreracontam histórias, analisam fatos e apontam possíveis soluções para as demandas das quebradas. A produção é da correspondente de Cidade Ademar, Jacqueline Maria da Silva, com roteiro deHalitane Rocha. A edição de som é daPammela Gentile a coordenação geral do podcast é doVagner de Alencar.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.