APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Como vai funcionar a multa para quem não usar máscaras?; ouça o podcast

A multa é de R$ 524,59 para pessoas físicas e de R$ 5.025,02 para estabelecimentos comerciais

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 02.07.2020 | 21:56 | Alterado em 14.08.2020 | 22:00

Tempo de leitura: 2 min(s)

No estado de São Paulo, desde 1º de julho, quem for flagrado sem máscaras terá que pagar multa, aplicada pelos fiscais da Vigilância Sanitária.

De acordo com o anúncio do governador João Doria, a medida não tem por objetivo punir, mas alertar as pessoas sobre a importância do uso da máscara no combate à Covid-19. (ouça a partir de 01:00)

Desde que foi anunciada, a medida, que multará tanto pessoas, quanto estabelecimentos comerciais que não respeitarem o uso de máscaras, está gerando dúvidas. 

O “Em Quarentena”, podcast da Agência Mural, reuniu os principais questionamentos dos ouvintes e de leitores para ajudar a esclarecer como tudo funcionará na prática.

As primeiras perguntas são da Camila, que mora em Carapicuíba, na Grande São Paulo. “Como vai funcionar esse negócio da multa? Quem vai fiscalizar?”. (a partir de 02:18)

Quem também ficou com dúvida foi o Danilo, do Grajaú, zona sul de São Paulo. “Eu tenho uma lanchonete e gostaria de saber o que preciso fazer para não ser multado. É obrigatório que eu forneça máscara no estabelecimento?”. (em 03:28)

Outra ouvinte enviou as seguintes dúvidas: “Se eu estiver comendo, como vou usar máscara? Já pensou eu ser multada por isso! E quem fuma, como é que fica?”. (a partir de 04:27)

A diretora do Centro de Vigilância Sanitária Estadual, Maria Cristina Megid, disse que conta com o apoio da população para incentivar que todos usem a máscara.

Todas as Vigilâncias Sanitárias do estado e municipais estarão em blitz educativas e fiscalizações regulares para acompanhar esse uso, que esperamos atingir o máximo nesses próximos dias. Então eu queria só reforçar o apoio de todos vocês. Quando observar que exista algum estabelecimento ou algum lugar que não esteja cumprindo, denuncie pelo 0800 771 3541″. (em 05:18)

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #65: Como vai funcionar a multa para quem não usar máscaras?

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE