APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Curso de Yorubá e Guarani no Rolê no Sofá; ouça o podcast

Dicas do que vai rolar no fim de semana, para curtir do sofá de casa

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 02.10.2020 | 15:53 | Alterado em 02.10.2020 | 15:54

Tempo de leitura: 2 minutos

Toda sexta-feira, o “Em Quarentena” traz para você o Rolê no Sofá. O objetivo é contar o que está rolando ou vai rolar de mais legal no fim de semana para que você possa curtir do sofá de casa, enquanto segue em isolamento social. Tem dicas de música, lives, cinema, literatura e etc. 

Este episódio falou sobre a cultura negra e índigena. As dicas servem para quem se interessa pelo assunto e quer aprender mais. 

A primeira delas é um convite para ouvir Mama África, um clássico do cantor Chico César, que inclusive abriu o programa. Para quem não conhece, vale procurar e ouvir. 

O Rolê segue com a indicação das oficinas gratuitas de língua e cultura Yorubá e Guarani, promovida pela Coletiva Tear & Poesia de Arte Têxtil Preta Nativa, do Jardim Ibirapuera, zona sul de São Paulo. 

Lucas Veloso, repórter da Agência Mural, explicou o que são as línguas. “O Yorubá é uma língua muita usada no Brasil em cultos do Candomblé, uma religião que chegou aqui com os africanos, dentre tantas outras contribuições. Já o Guarani é o idioma usado pelos indígenas”. (ouça a partir de 00:59)

Veloso compartilhou também que o Tupã Sérgio, professor do curso, disse que aprender a língua é uma forma de colaborar com as lutas dos povos indígenas, já que ainda há muitos preconceitos e estereótipos ligados aos povos indígenas que vivem em regiões urbanas.

Na sequência foi disponibilizado um trechinho de uma canção em Guarani, que você pode ouvir a partir de 01 minuto e 29 segundos do episódio.

O podcast reforçou que as inscrições das oficinas estão abertas e devem ser feitas por meio de um formulário também disponível no site e nas redes sociais da Tear e Poesia. 

Por conta da pandemia do coronavírus, as aulas serão online, por meio de vídeos gravados, e ocorrerão entre os dias 5 e 22 de outubro. 

Se quiser compartilhar algum rolê, indicar filme ou outra dica pra quarentena, envie para o zap da Agência Mural: 11 97591 5260.

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #29 – Segunda Temporada – Curso de Yorubá e Guarani no Rolê no Sofá.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast.

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.