APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

O que a câmara municipal de SP fez durante a pandemia?

Flávia Batista é especialista em políticas públicas, e fala sobre a atuação da Câmara Municipal de SP neste período de pandemia

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 29.07.2020 | 11:56 | Alterado em 29.07.2020 | 11:56

De acordo com uma pesquisa da Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope, 4 em cada 10 paulistanos não sabem o que está acontecendo Câmara Municipal de SP durante a pandemia. 

Para descobrir como andam as coisas na Câmara Municipal de São Paulo, conhecida como ‘casa do povo’, e saber quais as principais medidas aprovadas durante a pandemia da Covid-19, o “Em Quarentena” bateu um papo com uma especialista. 

A conversa foi com a gestora de políticas públicas, Flávia Batista, que já iniciou explicando o que é a Câmara Municipal e como ela se relaciona com o poder executivo. “A Câmara é o legislativo municipal. É ela quem trabalha na formulação das leis municipais, na aprovação ou veto das ações propostas pela prefeitura e cabe à ela fiscalizar as receitas e despesas do município”. (ouça a partir de 01:04)

Flávia compartilhou o que tem observado sobre como os poderes legislativo e executivo estão trabalhando na cidade de São Paulo desde que a pandemia começou. “As propostas que o prefeito Bruno Covas propôs a Câmara acolheu, em sua maioria. E as propostas que a Câmara formulou o prefeito Bruno Covas também aprovou em sua maioria, quase na integralidade”. (a partir de 02:30)

Ainda em sua fala, a gestora de políticas públicas pontuou que uma das legislações mais importantes, que fala sobre as medidas de contenção da Covid-19 na cidade, nasceu na câmara e não na prefeitura. “Sem dúvidas a principal medida adotada pela Câmara foi a proposição e a aprovação da Lei 17.340/2020 que versa sobre as principais providências adotadas pela cidade no combate à Covid-19.

Entre elas, obrigatoriedade no fornecimento de EPIs (Equipamento de proteção individual), quarto de hotéis para profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente, […] medidas de amparo social à pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social, horários especiais para atendimento de pessoas idosas […] e medidas de combate à violência contra a mulher”. (a partir de 02:54)

O podcast da Agência Mural ouviu também Aline Almeida, que mora no Belém, bairro da zona leste de São Paulo, para tentar entender porque poucas pessoas sabem o que acontece na ‘casa do povo’. Ela acredita que os paulistanos não acompanham o que acontece lá por falta de divulgação. “Mesmo antes da [pandemia] eu já achava que tinha um pouco de déficit as informações, as campanhas que eles fazem. Eu acho que deveria ter um pouco mais de divulgação sim, em outros canais para deixar a população mais ciente do que tá acontecendo”. (em 04:16)

A especialista Flávia Batista defendeu que a falta de conhecimento da população ao que acontece na ‘casa do povo’ está associada a outro fator. “O legislativo tem uma certa dificuldade em assumir o protagonismo das ações e de mostrar para a população como tem atuado, qual tem sido a atuação, como articula suas propostas […] e esse protagonismo acaba sobrando muito para o executivo”. (em 04:36)

Flávia compartilhou algumas dicas de como a população pode entender e monitorar o trabalho da Câmara Municipal. “Hoje em dia, a maioria dos parlamentares tem redes sociais e costumam postar nelas os seus posicionamentos, como tem votado, o que tem proposto e no que acredita. Então, dentro desse amplo espectro político que o Brasil tem […] procura algum que você se identifica mais, participe de um partido que você se identifica ou que fala abertamente sobre aquilo que você acredita e acompanhe esse parlamentar”. (em 07:08)

A gestora lembrou também das redes sociais da Câmara Municipal e listou o que é possível acompanhar por elas. “Os projetos que estão sendo votados, os que estão sendo analisados e os que estão sendo propostos”. (em 07:46)

Durante a pandemia a Câmara lançou também um site só com informações sobre o combate ao coronavírus: www.saopaulo.sp.leg.br/coronavirus/.

No site 32xsp.org.br você confere a matéria “4 em cada 10 paulistanos não sabem o que os vereadores têm feito na pandemia“, assina por Eduardo Silva sobre as ações da Câmara Municipal.

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #62: O que a câmara municipal de SP fez durante a pandemia?

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.