APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Ouça o último podcast da primeira tempora do 'Em Quarentena'

Após quatro meses de programação diária, a primeira temporada do podcast da Agência Mural chega ao fim

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 31.07.2020 | 22:43 | Alterado em 22.11.2021 | 16:00

Tempo de leitura: 3 min(s)

Ao longo de quatro meses, o “Em Quarentena” levou diariamente informações, principalmente sobre o coronavírus, aos seus ouvintes. 

E o 81° episódio encerra a primeira temporada do podcast da Agência Mural. Mas antes do até logo, todos são convidados a relembrar alguns dos melhores momentos de tudo que rolou em 80 programas. 

Este último episódio é iniciado com um trechinho do relato de Dona Neuci, que mora em Paraisópolis, favela da zona sul de São Paulo. Ela participou do primeiro que foi ao ar em 23 de março de 2020, no qual o tema foi ‘Coronavírus nas Periferias: a vida sem álcool gel e água”.

“Eu tenho que armazenar água dentro do banheiro, pra mim, que sou a última a tomar banho, e pro meu filho quando chegar da faculdade”. (ouça a partir de 00:01)

Mais de 200 moradores das periferias participaram do podcast da Agência Mural ao longo desses quatro meses. 

No episódio 19, que falou sobre “A música no combate ao coronavírus”, o rapper Edson, também morador de Paraisópolis, contou como funcionava o freestyle delivery. Na iniciativa, ele e os amigos percorriam as ruas e vielas da região mandando um rap freestyle sobre a prevenção do coronavírus e conscientizando a população. 

O rapper também deu uma palinha. “Pra você dona Maria que é maior de sessenta fica em casa, não arrisque, ir pra rua não compensa”. (a partir de 02:12)

O “Em Quarentena”, além de  mostrar iniciativas como a do Edson, fez denúncias referentes às desigualdades sociais, que ficaram ainda mais evidentes neste momento de pandemia. Trouxe ainda informações das periferias, inclusive, de outros estados e até dos Estados Unidos, para o mostrar também as particularidades das regiões periféricas. 

Sobre a capital do Ceará, Fortaleza, o podcast ouviu relatos de moradores que explicaram como estava sendo usar máscaras com as altas temperaturas da cidade. Esse bate papo ocorreu no episódio 60, com o título “Calor em Fortaleza dificulta o uso de máscaras”. 

Uma das entrevistadas foi Katiana, que relatou o uso de máscaras durante a flexibilização da quarentena na capital do Ceará. 

“Aqui em Fortaleza, usar máscara tá bem difícil porque é muito quente. Ter que passar, agora, seis horas direto de máscara dentro do trabalho tá sendo difícil porque soa muito, a gente fica com a garganta muito seca, às vezes, até sem querer a gente acaba tocando na máscara e tirando ela para tentar respirar um pouco”. (a partir de 03:01)

O programa também contou com a participação de especialistas, tirou dúvidas da galera, desmentiu fake news e informou sobre serviços. 

Com todo o trabalho diário de uma dedicada equipe e de uma rede com mais de 80 correspondentes, o podcast da Agência Mural conquistou ouvintes nas plataformas de streaming e por meio do whatsapp. Ganhou espaços que incluíram diversas participações em lives, além de parceiros que reproduziram e multiplicam o conteúdo do programa ao longo destes meses. Como a rádio CBN, uma das mais importantes de São Paulo. (em 04:45)

Para encerrar a temporada, o apresentador do programa, Vagner de Alencar, avisou que a nova quarentena no estado de São Paulo vai pelo menos até dia 10 de agosto, seguindo o plano de retomada gradual da economia. E lembrou que mesmo que aparentemente tudo esteja voltando ao normal, o perigo ainda não passou.

Em algumas cidades da Grande São Paulo, por exemplo, os casos ainda estão subindo em uma velocidade assustadora. Até o 28 de julho, o coronavírus já tinha matado 15.376 pessoas só na Grande São Paulo.

E já sentindo saudades, a primeira temporada do “Em Quarentena” é encerrada. Até breve!

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #81: Até logo! 

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.