APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Por que as redes sociais da prefeitura sumiram?; ouça o podcast

O podcast da Agência Mural explica o motivo e traz dicas de como se manter informado durante o período eleitoral

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 24.09.2020 | 10:34 | Alterado em 24.09.2020 | 10:34

Tempo de leitura: 2 min(s)

Se você costuma acompanhar as redes sociais da Prefeitura de São Paulo e de alguma das 32 subprefeituras deve ter percebido que recentemente elas saíram do ar, assim como a aba “notícias” no site. 

O “Em Quarentena” foi entender o motivo e compartilhou dicas de como se manter informado sobre o que está acontecendo na administração pública da cidade durante esse período eleitoral. 

Quem trouxe esse questionamento sobre o sumiço das páginas da Prefeitura e das subprefeituras para o podcast foi Ingrid Fernandes, que cuida das redes sociais dos canais da Agência Mural e do 32xSP. 

“Alguns dias quando eu fui procurar o perfil no instagram da Prefeitura de São Paulo não encontrei. Fiquei meio encafifada né, porque, enfim, eu tenho certeza que eu sei qual que é o @, mas procurei, procurei e não achei nada”. (ouça a partir de 00:01)

Eduardo Silva, repórter do portal 32xSP, explicou o motivo disso. “A lei eleitoral diz que os pré-candidatos à eleição e os agentes públicos de todo país, ficam proibidos de fazer propaganda eleitoral antecipada, ou seja, antes do dia 26 de setembro”. (a partir de 01:05)

O repórter completou dizendo que aqueles posts de poda de árvore ou de uma obra que o prefeito está inaugurando, podem ser entendidos como propaganda política. O que pode dar problemas. 

Por isso, as páginas sumiram. No site da prefeitura, na sessão de “notícias”, ficaram só aquelas envolvendo a prevenção à Covid-19.

Para se manter informado durante o período eleitoral os moradores de São Paulo podem se informar pelo Portal da Transparência, onde todos têm acesso, por exemplo, à informação de onde o dinheiro público da cidade está sendo investido.  

Outro lugar bacana é o site da Câmara Municipal de São Paulo, onde é possível acompanhar os projetos de lei e audiências em andamento. É possível também consultar online o Diário Oficial

E é claro que um ótimo lugar para se informar é o portal 32xSP, que também tem perfil no Facebook, Instagram e Twitter. Aliás, tem uma matéria recente no portal sobre a pausa dos canais oficiais da Prefeitura. Acesse!

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #22 – Segunda Temporada: Por que as redes sociais da prefeitura sumiram?

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE