APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Qual a importância de um vereador para as periferias?; ouça o podcast

O vereador tem como papel fazer leis e fiscalizar o poder executivo, ou seja, o prefeito

Image

Notícia

Por: Redação

Publicado em 25.08.2020 | 12:14 | Alterado em 08.09.2020 | 13:06

Tempo de leitura: 3 minutos

A pandemia do coronavírus ainda não passou, mas já começa a dividir a atenção com outro assunto que todos os brasileiros precisam estar atentos, a eleição municipal. Inclusive para discutir as políticas de saúde. Os eleitores de todos os municípios do país terão que eleger este ano, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. 

E para abrir o tema eleição nesta segunda temporada, o Em Quarentena” explicou neste episódio qual a função de um vereador e falou também porque esse representante pode ser importante para as periferias. 

Desta maneira, o podcast da Agência Mural quer te ajudar a escolher certo e não cair em furadas. O primeiro ponto é que tem candidato a vereador que promete de tudo: campo de futebol, escola e até vaga em creche. Mas na real não se compromete em cumprir sua função. 

Quem trouxe todas essas informações foi Paulo Talarico, editor da Agência Mural e agora um dos apresentadores deste podcast. 

“Bom, pra começar, se um vereador te prometer vaga em hospital, em creche ou qualquer outro favor pra ganhar voto já saiba que ele está errado. Se na campanha disser que fez uma obra, construiu uma praça ou um viaduto também já fique com o pé atrás, porque nada disso é função dele”. (ouça a partir de 00:35)

Talarico explicou que o vereador tem como papel fazer leis e fiscalizar o poder executivo, ou seja, as ações do prefeito. Enfatizou também que é dever do vereador ou vereadora ficar de olho, por exemplo, nas obras que estão em andamento e, caso veja algo errado, questionar a prefeitura sobre isso. 

“Então pensa que aquela obra parada há mil anos no seu bairro: será que seu candidato da última eleição está fiscalizando direitinho? Será que ele conhece mesmo a região e seus problemas?”. (a partir de 01:07)

O apresentador reforçou que os vereadores são responsáveis por votar onde o dinheiro dos impostos será usado.  

“Essa é outra função importante que pode impactar diretamente nos nossos bairros, já que, em algumas cidades, é neste momento que o vereador pode encaminhar uma emenda para alguma ação específica”. (ouça em 01:25)

As emendas são pedidos de envio de dinheiro para resolver determinado problema, como asfaltar uma rua ou a compra de uma ambulância que está faltando ali no hospital. Embora seja a prefeitura quem executa, o vereador pode fazer o pedido.

Ele alertou que o problema é que de vez em quando rola um mau uso desse dinheiro, já que tem muito vereador por aí que aproveita para fazer assistencialismo com a grana.

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #02 – Segunda Temporada: Qual a importância de um vereador para as periferias.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

Faça com que essa história chegue para mais pessoas.

Republique o nosso conteúdo gratuitamente.

Regras:

Os títulos podem ser modificados desde que não mude o contexto;

Os textos devem ser publicados como estão na versão original, sem edição ou cortes;

Todas as republicações devem dar crédito para a Agência Mural e também os créditos dos profissionais envolvidos em sua produção, conforme aparece na publicação original;

As fotografias e outras imagens/artes podem ser republicadas com os devidos créditos;

Os vídeos republicados não devem passar por nenhum tipo de edição, devem conter os créditos da Agência Mural; para transmissão na TV, é preciso enviar um pedido para contato@agenciamural.org.br.

Reportagens publicadas no site www.agenciamural.org.br não podem ser revendidas.

Se possível, os materiais republicados devem mencionar o perfil da Mural nas redes sociais.

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.