APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Segurar a respiração serve como teste de COVID?; ouça o podcast

Essa fake news foi desmentida pela “Aos Fatos”; segurar a respiração como teste da doença não tem sentido algum

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 24.09.2020 | 12:45 | Alterado em 24.09.2020 | 12:45

Mais uma vez o “Em Quarentena” foi verificar uma informação duvidosa que anda circulando por aí sobre a Covid-19. Desta vez o conteúdo é sobre uma espécie de “teste gratuito” para saber se a pessoa está ou não com o vírus. 

Quem compartilhou com a Agência Mural essa dúvida foi a Iraci Constantino de Sousa, moradora de Carapicuíba, na Grande São Paulo.

“Teve um dia que eu ouvi que se a gente contasse de um a vinte segurando a respiração e conseguisse ficar esse tempo sem tossir, sem nada, a gente não tinha Covid”. (ouça a partir de 00:44)

Ela, inclusive, contou que fez o teste com a família. “Comentei com a minha mãe, com as minhas irmãs e nós ficamos aqui segurando a respiração e contando até 20 pra ver se a gente não tinha Covid. Isso é mito ou é verdade?”. (a partir de 00:57)

Essa é mais uma mentira sobre o coronavírus. Não tem como comprovar que alguém está ou não com a doença segurando a respiração, seja por 20 ou 30 segundos.

O portal “Aos Fatos”, que é especializado em checagem, desmentiu essa informação no dia 8 de setembro. 

Eles contaram que tanto a Organização Mundial da Saúde, como uma especialista consultada, confirmaram que essa história de segurar a respiração como teste da doença não tem sentido algum. 

Infelizmente, além de estar sendo transmitida de boca a boca, essa mentira também tem circulado nas redes sociais. 

A publicação que está circulando pelo Facebook sugere que todos os infectados com Covid-19 tenham falta de ar. No entanto, de acordo com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apenas 34% dos casos apresentam esse sintoma. 

Vale reforçar que a única forma de saber se você está ou não com coronavírus é fazendo o teste. Fique atento aos sintomas e, se possível, continue mantendo o isolamento social.

Para saber mais dicas de prevenção e cuidados sobre o coronavírus, acesse o site da Agência Mural: agenciamural.org.br.

E se estiver com dúvida sobre alguma informação que recebeu, antes de repassar, verifique se é verdade ou não. Você também pode enviar para o “Em Quarentena” investigar. 

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #23 – Segunda Temporada: Segurar a respiração serve como teste de COVID?

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast.

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.