APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Por dentro de tudo que rolou nas eleições; ouça o podcast

A Agência Mural acompanhou as eleições nas periferias da capital e na Grande São Paulo; em vários lugares houve filas, confusão, muitos santinhos nas ruas e boca de urna.

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 17.11.2020 | 18:29 | Alterado em 18.11.2020 | 12:13

Tempo de leitura: 2 min(s)

No último domingo (15), em meio a pandemia do coronavírus, ocorreu o primeiro turno das eleições municipais para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

A Agência Mural, por meio de seus correspondentes, acompanhou o dia da votação nas periferias de São Paulo e nas cidades da região metropolitana. 

Neste episódio o “Em Quarentena” trouxe um resumão de como foi o dia de votação e informou também quais foram os candidatos das periferias eleitos e onde haverá segundo turno.

Os correspondentes acompanharam que em vários lugares houve filas, confusão, muitos santinhos nas ruas e boca de urna. 

Por causa da pandemia, para evitar aglomerações, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mudou alguns locais de votação, e teve quem não ficasse sabendo disso antes.

Foi exatamente o que aconteceu com Dalveci Nascimento, de 54 anos, que foi votar pela manhã em uma escola de Pirituba, na zona norte da cidade, e percebeu que seu nome não estava na lista.

“Tá constando no meu título a zona tudo certinho, o número, mas meu nome não tá na lista, eu fui informada que por causa da pandemia eles mudaram algumas pessoas para outras escolas da região. Então eu não sei onde que eu posso tá indo votar”. (ouça a partir de 01:37)

O editor da Agência Mural, Paulo Talarico lembrou que só pode haver segundo turno em cidade com mais de 200 mil eleitores e que na Grande São Paulo, apenas 13 cidades tem esse número, porém, nem todas terão segundo turno. 

“Além da capital, só cinco cidades da região metropolitana terão segundo turno: Guarulhos, Mogi das Cruzes, Taboão da Serra, Diadema e Mauá. As outras 34 elegeram os prefeitos logo de primeira”. (a partir de 02:00)

Na capital o atual prefeito, Bruno Covas, do PSDB foi para o segundo turno com Guilherme Boulos, do PSOL. 

Talarico listou também alguns candidatos e candidatas das periferias que conseguiram se eleger para Câmara dos Vereadores. 

“É o caso de Erika Hilton, a primeira travesti a ocupar o cargo, que foi também a mulher mais votada na cidade. O Quilombo Periférico e a Bancada Feminista também foram eleitos, bem como Fernando Holiday e Luana Alves. Lembrando que o candidato mais votado em São Paulo foi Eduardo Suplicy, com mais de 167 mil votos”. (ouça em 02:33)

O segundo turno será dia 29 de novembro. Continue acompanhando a cobertura da Agência Mural sobre as eleições nas periferias. 

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #59 – Segunda Temporada – Por dentro de tudo que rolou nas eleições.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

 

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE