APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias

Por: Jessica Bernardo

Notícia

Publicado em 18.11.2022 | 16:28 | Alterado em 18.11.2022 | 17:05

Tempo de leitura: 3 min(s)

O Dia da Consciência Negra é neste domingo (20) e a cidade de São Paulo tem uma série de eventos programados para celebrar a data até o fim do mês. A Agência Mural selecionou seis programações especiais para você aproveitar sem sair da sua quebrada. E também tem dica bônus para quem topa sair do bairro para celebrar o dia. Confira!

Risadas pretas importam

Para quem gosta de comédia, a dica para o feriado é o show de stand up “Risadas Pretas Importam”. O espetáculo vai reunir um time de humoristas de peso: Helio de La Peña, Gui Preto, Niny Magalhães e Paloma Santos. O DJ Je Versatil também participa do evento, dando sonoridade às piadas do grupo.

Os comediantes se apresentam em dois locais neste fim de semana, o Centro Cultural Grajaú, zona sul, e o Centro Cultural Tiradentes, na zona leste. Confira!

Risadas Pretas Importam

Onde: Centro Cultural CC Grajaú

Endereço: R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 – Parque América, São Paulo – SP

Quando: Sábado (19), às 16h

Preço: Gratuito

Mart’nalia

A cantora Mart’Nália vai se apresentar no sábado no Teatro Alfredo Mesquita, em Santana, e no domingo no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro. Com mais de 10 álbuns lançados e uma carreira premiada, a artista tocará sucessos como “Cabide”, “Pra Que Chorar” e “Onde Anda Você”.

Os músicos Humberto Mirabelli (violão, guitarra e vocal), Luiz Otávio (piano e voz), Michael Pipoquinha (baixo e vocal), Macaco Branco (percussão e vocal) e Felipe Martins (bateria e vocal) acompanham Mart’Nália no espetáculo.

Mart’nalia

Onde: Teatros Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo – SP

Quando: Sábado (19), às 21h

Onde: Teatro Paulo Eiró – Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro, São Paulo – SP

Endereço: Domingo (20), às 19h

Preço: Gratuito. Nos dois dias, retirar o ingresso uma hora antes na bilheteria do teatro

Feira Preta terá programação no Campo Limpo @Divulgação

Festival Feira Preta

Criada em 2002, a Feira Preta nasceu como um espaço para produtos de empreendedores negros. Hoje transformado em festival, o evento reúne atrações que vão de palestras a shows de grandes artistas, e a programação é agora espalhada por diferentes endereços de São Paulo.

No dia 20 de novembro, das 12h às 20h, a Casa de Cultura do Campo Limpo vai receber parte das atrações. Tem oficina de cuscuz com a Tia Nice do Organicamente Rango, teatro com o pessoal do Núcleo Gingas e show da banda pernambucana Coco de Umbigada. Tudo na faixa!

Feira Preta

Onde: Casa de Cultura Campo Limpo

Endereço: : Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jd. Bom Refúgio, São Paulo – SP

Quando: Domingo (20), das 12h às 20h

Preço: Gratuito. Retirar ingresso no site Sympla e levar um quilo de alimento não perecível no dia do evento

Programação: https://festivalfeirapreta.com.br/programacao-completa/

Expo Internacional da Consciência Negra terá atrações até domingo (20) @Divulgação

Expo Internacional da Consciência Negra

A segunda edição da Expo Internacional da Consciência Negra já começou e tem uma série de atrações programadas até domingo no Expo Center Norte. O local conta com área expositiva, espaço infantil, área de alimentação e espaços destinados a conversas sobre educação, cultura e comunidade.

Entre os painéis programados para domingo (20) está um debate sobre a população carcerária com o cantor Dexter, o presidente da CUFA em São Paulo, Marcivan Barreto, e o escritor Ângelo Canuto.

A Expo vai contar ainda com shows de Luciana Mello e Walmir Borges, Luedji Luna e Rincon Sapiência, e um encerramento com Péricles.

Expo Internacional da Consciência Negra

Onde: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, na Vila Guilherme

Quando: Até domingo (20)

Entrada e transporte: Gratuito. Os visitantes vão encontrar transporte gratuito nas estações Tietê e Barra Funda.

RPW – Casa de Cultura Tremembé

O grupo de hip hop RPW também tem presença marcada no dia da Consciência Negra. Os músicos vão comemorar os 30 anos de carreira com um show de clássicos como “Pule ou Empurre” e “Vergonha na cara” na Casa de Cultura Tremembé.

RPW

Onde: Casa de Cultura Tremembé

Endereço: R. Maria Amália Lopes Azevedo, 190 – Tremembé, São Paulo – SP

Quando: Domingo (20), às 16h

Preço: Gratuito

Tasha e Tracie – Festival Identidade

Para quem não conseguir aproveitar este fim de semana, também tem programação relacionada à Consciência Negra na semana que vem. As gêmeas Tasha e Tracie vão se apresentar no domingo (27) no Festival Identidade na Casa de Cultura M’boi Mirim.

Também estarão por lá a cantora e intérprete de libras Nzambi Pongo e as DJs Livea, Licciss e Daisy. Os shows fazem parte do calendário oficial de eventos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para celebrar o mês da Consciência Negra.

Tasha e Tracie

Onde: Casa De Cultura M’ Boi Mirim

Endereço: Av. Inácio Dias Da Silva S/N – Piraporinha – zona sul, São Paulo – SP

Quando: Domingo (27), às 15h

Preço: Gratuito

Dica bônus – Festival Ocupa MAB

A dica extra é o Festival Ocupa MAB, no Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera. Apesar de não ser em uma quebrada, o evento vale a viagem! Vão se apresentar lá neste fim de semana, a cantora Anelis Assunção, o grupo Maracatu Solano Trindade, o rapper Rico Dalasan, o Clube do Balanço e a Funmilayo Afrobeat Orquestra, além de DJs e outras atrações.

Além disso, quem passar por lá vai poder curtir a primeira feira gastronômica de comida afro-brasileira e africana do MAB.O Festival Ocupa Mab continua até 30 de novembro com atividades como sarau, visita guiada de idosos à exposição de longa duração do museu e cursos.

Ocupa MAB

Onde: Museu Afro Brasil

Endereço: Parque Ibirapuera – Portão 10, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana, São Paulo – SP

Quando: De 19/11 a 30/11

Preço: Gratuito. Retirar ingresso no site Sympla.

Programação: http://www.museuafrobrasil.org.br/programacao-cultural/atividades

receba o melhor da mural no seu e-mail

Jessica Bernardo

Jornalista, cria de uma família de cearenses. Apaixonada por São Paulo, bolos e banhos de mar. Correspondente do Grajaú desde 2017.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.