• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Projeto da periferia oferece oficinas de tecnologia para jovens

O Black In Tech+ Perifatec é uma parceria com a IBM, empresa do ramo da informática, que oferecerá formações gratuitas na área para moradores das periferias
Luís Nascimento é co-criador do Perifatec | Divulgação

Entre os dias 17 de julho e 14 de agosto, será realizado o ‘Black In Tech+Perifatec’ – um evento de educação tecnológica voltada às periferias. As inscrições estão abertas até o dia 15 de julho. 

Com o objetivo de capacitar jovens e empreendedores periféricos nas áreas da tecnologia, serão ministradas mais de dez oficinas voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. 

O evento é fruto da parceria entre o Grupo de Afinidade Afro da IBM Brasil, empresa centenária no ramo da tecnologia e o Perifatec – coletivo de jovens da periferia de São Paulo e Região Metropolitana do ABC, que enxergam na educação tecnológica uma forma de potencializar e transformar as periferias brasileiras. 

“Queremos que as pessoas utilizem os conhecimentos que serão oferecidos no evento de forma positiva tanto para conseguir entrar na área de tecnologia, quanto para mudar as suas realidades e das suas quebradas”, diz Luís Nascimento, co-fundador do Perifatec e correspondente da Agência Mural em Diadema, Grande São Paulo. 

Na programação, estão previstas atividades introdutórias sobre educação financeira, empreendedorismo social, programação back-end e front-end, criação e desenvolvimento de marca pessoal, UX design, criação de currículo no Linkedin e muito mais – de graça. 

As aulas serão transmitidas ao vivo pelo Youtube nos sábados (17 de julho e 14 de agosto), que também contará com conteúdos complementares disponíveis na plataforma Open P-Tech da IBM. 

Em setembro, o evento contará com um hackathon – maratona de programação, a fim de explorar dados abertos e desenvolver projetos – que terá como objetivo principal solucionar problemas enfrentados por empreendedores locais que buscam implementar alguma tecnologia em seus negócios. 

Os participantes da competição receberão orientações e mentoria de especialistas do time IBM Brasil e de profissionais das áreas de negócio e tecnologia de coletivos e organizações periféricas. 

SERVIÇO
Black In Tech + Perifatec – Formação online e gratuita 
Quando: Sábado, 17 de julho e 14 de agosto, das 8h45 às 14h 
Valor: Gratuito 
Confira a programação e faça sua inscrição aqui
Hackathon: O horário será divulgado no primeiro dia do Black in tech + Perifatec 

Lucas Veloso

Jornalista, cofundador e correspondente de Guaianases desde 2014.

Guaianases, São Paulo

Comentários