APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Formada por famílias sem dinheiro para o aluguel, ocupação Penha Brasil é desapropriada

Reintegração de posse realizada nesta sexta-feira (28) teve protestos; Ocupação surgiu em meio à crise da pandemia de Covid-19

Image

Léu Britto/Agência Mural

Por: Lucas Veloso

Notícia

Publicado em 28.05.2021 | 13:59 | Alterado em 22.11.2021 | 16:11

Tempo de leitura: 3 min(s)

Na manhã desta sexta-feira (28), famílias foram retiradas pela Polícia da Ocupação Penha Brasil, no distrito da Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo. 

A ocupação, que começou em dezembro do ano passado, recebia famílias que não tinham condições de pagar aluguel, mostrou reportagem da Agência Mural, na Folha.

Sem concordar com a desapropriação, na tarde de quinta-feira (27), um grupo de moradores protestou contra a ação de despejo em frente à Segunda Subseção de Direito Privado do Tribunal de Justiça, na Sé, região central da capital paulista. 

Fotojornalista da Agência Mural, Léu Britto, 34, fotografou o cenário na ocupação e diz que a necessidade levou as famílias para o local. “Vi a quebrada na emergência, um lugar que se ergueu com trabalhadores em dificuldades, condição de muitas pessoas nesta pandemia”, diz. “Não são pessoas que estavam planejando estar ali e foram pela necessidade, como falta de dinheiro e precisavam de um teto”. 

< >

Ocupação começou em dezembro na zona norte de São Paulo @Léu Britto/Agência Mural

Karine e o filho autista Gabriel moravam na região, após não conseguirem pagar o aluguel @Léu Britto/Agência Mural

Ana Paula é uma das lideranças da ocupação na zona norte @Léu Britto/Agência Mural

Roseli, moradora da ocupação, e mãe de um menino com deficiência auditiva @Léu Britto/Agência Mural

No local, dezenas de mães relataram que têm filhos com deficiências físicas sem assistência social @Léu Britto/Agência Mural

Jovens na ocupação passavam o tempo em locais improvisados @Léu Britto/Agência Mural

Moradora observa seu barraco na ocupação enquanto temia o despejo. Terreno da Igreja da Graça de Deus foi ocupada por cerca de 500 pessoas, de acordo com líderes comunitários @Léu Britto/Agência Mural

Cleusa, outra moradora despejada na manhã desta sexta-feira (28) @Léu Britto/Agência Mural

Léu reforça que as famílias no local estavam indignadas pela falta de diálogo com a Igreja Internacional da Graça de Deus, do empresário e pastor R.R. Soares. “Elas não conseguiam entender porque os donos da igreja não queriam negociar, já que eles não tinham condições de pagar aluguel, o terreno estava inativo, mas queriam ficar no terreno”. 

Os advogados da Igreja entraram na Justiça alegando que a ocupação ocorreu de forma criminosa. Procurada para responder às críticas dos moradores, a Igreja Internacional não respondeu até a publicação da reportagem.

A reintegração de posse aconteceu após decisão judicial que permitiu a ação no local, apesar da pandemia de Covid-19 e apelo das cerca de 200 famílias que viviam no local.

‘FOI O LUGAR QUE ACHAMOS’

O local fazia parte das novas ocupações em São Paulo, nascidas no meio da pandemia e do agravamento da crise econômica. Por quatro meses, o auxílio emergencial ficou suspenso e a volta em abril trouxe um valor até 70% menor. 

Parte dos moradores dali ficou sem renda e sem trabalho por conta da pandemia. De acordo com o Observatório das Remoções, cinco novas ocupações surgiram no período.

“Aqui cresceu muito rápido, em apenas cinco meses. Foi o lugar em que as pessoas acharam para levantar seus barraquinhos”, diz a líder comunitária Ana Paula da Silva, 36. A maioria das famílias ali perdeu o auxílio-aluguel antes pago pela Prefeitura de São Paulo. 

Entre os moradores estava a dona de casa Karine Alcântara Silveira, 41. Despejada após não conseguir mais bancar o aluguel, Karine buscou abrigo em uma favela próxima onde conhecia alguns moradores. 

“Me falaram que o pessoal estava vendo um terreno da Prefeitura, na rua de trás. Falaram que eu poderia ir para construir alguma coisa junto com outras famílias”, lembra.

Ela vivia com o filho Gabriel, 15, em uma tenda de lona. Até então, o dinheiro que Karine recebia da Prefeitura de São Paulo pagava o aluguel em uma casa, mas o auxílio foi interrompido. 

“Vim para cá e agora querem nos tirar daqui. Desta terra que estava abandonada há 30 anos. Agora que chegamos o pastor se faz de vivo e presente?”, questionou, em março, a cabeleireira Roseli Souza, 49.

Ela vivia com a renda de R$ 200 por mês e dividia o barraco com as filhas, um filho com deficiência auditiva, quatro netos e o marido com dificuldade de locomoção por causa de uma hérnia de disco.

DESPEJO ZERO

O caso da favela Penha Brasil não é isolado. Militantes e estudiosos de moradia apontam que, nos últimos meses, governos, judiciário e proprietários insistem em desabrigar famílias por todo o Brasil. “São sem teto, sem-terra e locatários que são removidos de suas moradias, muitas vezes com força policial”, indica a campanha Despejo Zero.

A organização aponta que o isolamento social e a higienização constante são as medidas comprovadamente mais eficazes contra o avanço da pandemia, mas que as medidas são negadas a boa parte da população, que não tem garantido o direito à moradia digna.

Para tentar conter o movimento, desde julho passado a campanha Despejo Zero conta com apoio internacional para agir em favor da suspensão dos despejos e remoções, da iniciativa privada ou pública, respaldada em decisão judicial ou administrativa, que tenha como finalidade desabrigar famílias e comunidades, urbanas ou rurais no país.

Por enquanto, dois projetos que ainda serão avaliados propõem o fim dos despejos e remoções, enquanto a pandemia durar: o PL 146/2020 na Assembleia Legislativa de São Paulo é analisado por deputados estaduais, enquanto o PL 1975/2020 tramita na Câmara dos Deputados e teria abrangência para todo o Brasil.

  • Texto alterado em 15 de junho para mencionar o número de famílias que vivia na região. 

receba o melhor da mural no seu e-mail

Lucas Veloso

Jornalista, cofundador e correspondente de Guaianases desde 2014.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE