• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Região do Alto Tietê é a que mais troca de prefeitos na Grande SP em 2020

Sete dos 11 gestores que assumem em 2021 serão novos; quatro prefeitos perderam a reeleição e dois ainda disputam segundo turno

A maioria das cidades do Alto Tietê, na Grande São Paulo, terão mudança de prefeito no próximo ano. Nas eleições de domingo (15), sete das 11 das cidades escolheram novos gestores – a maioria porque os atuais prefeitos perderam a reeleição. O número pode ser maior, pois Mogi das Cruzes e Guarulhos ainda aguardam a votação em segundo turno. 

Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim, Poá e Santa Isabel tiveram a derrota dos atuais gestores. No caso de Guararema e Itaquaquecetuba, os prefeitos não concorreram à reeleição porque terminam o segundo mandato consecutivo. Arujá vive uma crise política e o atual também ficou de fora. 

Quebram essa tendência Suzano e Salesópolis que deram mais um mandato para os atuais gestores. Dentro da divisão da Grande São Paulo, o Alto Tietê é o que terá mais alterações. 

VEJA TAMBÉM:
Grande SP`tem 15 prefeitos reeleitos confira o resultado de todas as cidades

Veja como ficou o resultado do Alto Tietê:

Em Arujá, no Alto Tietê, o candidato Doutor Camargo (PSD) venceu a eleição com 43,34% dos votos, seguido de Ana Poli (PL) com 18,66% e Capitão Rodrigo (PP) com 9,72%. Camargo foi o segundo colocado da disputa passada quando perdeu para Zé Luiz Monteiro, que não disputou a reeleição. 

Na mesma região, em Biritiba Mirim, o ex-prefeito Inho (PL) foi eleito novamente gestor da cidade. Ele teve 40,89% dos votos com Reinaldo Junior (PSD) em segundo lugar com 26,72%. O atual prefeito Walter Tajiri (PTB) em terceiro com 19,99%. Ele assumiu a prefeitura no meio do mandato após o afastamento de Professor Jarbas (PV). Será o terceiro mandato de Inho à frente da prefeitura. 

Em Ferraz de Vasconcelos, a cidade teve a vitória de Priscila Gambale (PSD) com 37% dos votos, enquanto Doutor Rafu Junior obteve 34%. O prefeito Zé Biruta (Republicanos), que buscava o quarto mandato, amargou a quarta posição com 8% dos votos

No Alto Tietê, Zé (PL) foi eleito prefeito em Guararema e mantém o domínio de mais de 20 anos do partido no município. Ele obteve 54% dos votos seguido de Natália Americano (PSL) com 14,19%. 

Com 62,10% dos votos, o Delegado Eduardo Boigues (PP) obteve a vitória em Itaquaquecetuba. Ele foi eleito em primeiro turno no município do Alto Tietê. Adriana do Hospital (PL) teve 19% dos votos. 

Quem venceu em Poá foi Márcia Bin Esposa do Testinha (PSDB), candidata que é esposa do ex-prefeito Testinha. Márcia recebeu 37,85% dos votos e venceu Saulo Souza (Avante) que teve 21% dos votos e o atual prefeito Gian Lopes (PL) que recebeu 15,36%. 

No caso de Santa Isabel, Doutor Carlos Chinchilla (PSL) obteve 36,35% dos votos e venceu a prefeita Fábia Porto (PRTB) que tentava a reeleição e ficou apenas em terceiro. O segundo colocado foi Clebão do Posto com 22,99%, enquanto Fabia teve 19%. 

Com 77% dos votos, Rodrigo Ashiuchi (PL) foi reeleito no primeiro turno em Suzano com 77,8% da votação enquanto Israel Lacerda (PSL) recebeu 6,07%. Em Salesópolis o atual prefeito Vanderlon (PL) recebeu 45,22% dos votos e está reeleito. Ele venceu Rodolfo Marcondes (PDT) que teve 37%. 

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários