APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Região do Alto Tietê é a que mais troca de prefeitos na Grande SP em 2020

Sete dos 11 gestores que assumem em 2021 serão novos; quatro prefeitos perderam a reeleição e dois ainda disputam segundo turno

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 19.11.2020 | 20:40 | Alterado em 19.11.2020 | 20:40

Tempo de leitura: 2 min(s)

A maioria das cidades do Alto Tietê, na Grande São Paulo, terão mudança de prefeito no próximo ano. Nas eleições de domingo (15), sete das 11 das cidades escolheram novos gestores – a maioria porque os atuais prefeitos perderam a reeleição. O número pode ser maior, pois Mogi das Cruzes e Guarulhos ainda aguardam a votação em segundo turno. 

Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim, Poá e Santa Isabel tiveram a derrota dos atuais gestores. No caso de Guararema e Itaquaquecetuba, os prefeitos não concorreram à reeleição porque terminam o segundo mandato consecutivo. Arujá vive uma crise política e o atual também ficou de fora. 

Quebram essa tendência Suzano e Salesópolis que deram mais um mandato para os atuais gestores. Dentro da divisão da Grande São Paulo, o Alto Tietê é o que terá mais alterações. 

VEJA TAMBÉM:
Grande SP`tem 15 prefeitos reeleitos confira o resultado de todas as cidades

Veja como ficou o resultado do Alto Tietê:

Em Arujá, no Alto Tietê, o candidato Doutor Camargo (PSD) venceu a eleição com 43,34% dos votos, seguido de Ana Poli (PL) com 18,66% e Capitão Rodrigo (PP) com 9,72%. Camargo foi o segundo colocado da disputa passada quando perdeu para Zé Luiz Monteiro, que não disputou a reeleição. 

Na mesma região, em Biritiba Mirim, o ex-prefeito Inho (PL) foi eleito novamente gestor da cidade. Ele teve 40,89% dos votos com Reinaldo Junior (PSD) em segundo lugar com 26,72%. O atual prefeito Walter Tajiri (PTB) em terceiro com 19,99%. Ele assumiu a prefeitura no meio do mandato após o afastamento de Professor Jarbas (PV). Será o terceiro mandato de Inho à frente da prefeitura. 

Em Ferraz de Vasconcelos, a cidade teve a vitória de Priscila Gambale (PSD) com 37% dos votos, enquanto Doutor Rafu Junior obteve 34%. O prefeito Zé Biruta (Republicanos), que buscava o quarto mandato, amargou a quarta posição com 8% dos votos

No Alto Tietê, Zé (PL) foi eleito prefeito em Guararema e mantém o domínio de mais de 20 anos do partido no município. Ele obteve 54% dos votos seguido de Natália Americano (PSL) com 14,19%. 

Com 62,10% dos votos, o Delegado Eduardo Boigues (PP) obteve a vitória em Itaquaquecetuba. Ele foi eleito em primeiro turno no município do Alto Tietê. Adriana do Hospital (PL) teve 19% dos votos. 

Quem venceu em Poá foi Márcia Bin Esposa do Testinha (PSDB), candidata que é esposa do ex-prefeito Testinha. Márcia recebeu 37,85% dos votos e venceu Saulo Souza (Avante) que teve 21% dos votos e o atual prefeito Gian Lopes (PL) que recebeu 15,36%. 

No caso de Santa Isabel, Doutor Carlos Chinchilla (PSL) obteve 36,35% dos votos e venceu a prefeita Fábia Porto (PRTB) que tentava a reeleição e ficou apenas em terceiro. O segundo colocado foi Clebão do Posto com 22,99%, enquanto Fabia teve 19%. 

Com 77% dos votos, Rodrigo Ashiuchi (PL) foi reeleito no primeiro turno em Suzano com 77,8% da votação enquanto Israel Lacerda (PSL) recebeu 6,07%. Em Salesópolis o atual prefeito Vanderlon (PL) recebeu 45,22% dos votos e está reeleito. Ele venceu Rodolfo Marcondes (PDT) que teve 37%. 

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]enciamural.org.br

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.