APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Rolê

Samba e rap marcam rolês das periferias para curtir sem sair de casa

Acompanhe o Rolê na Quebrada e fique por dentro dos melhores eventos da cena cultural das periferias 

Image

Divulgacão

Por: Lucas Veloso

Notícia

Publicado em 30.04.2021 | 13:11 | Alterado em 27.02.2024 | 21:51

Tempo de leitura: 2 min(s)

Está de volta o Rolê na Quebrada, espaço da Agência Mural que reúne as melhores dicas de filmes, música e demais atrações culturais nas periferias! A partir desta semana, às sextas-feiras, indicaremos rolês para você curtir em casa. 

Importante lembrar que estamos em uma pandemia e os eventos culturais ainda estão suspensos. Enquanto durar as restrições de combate à Covid-19, seguiremos o formato Rolê no Sofá para reforçar os cuidados com o vírus. Confira:

1. Bairro Dormitório, de Dan Feitosa

Na última sexta-feira (23), Dan Feitosa, rapper da Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, lançou seu primeiro álbum chamado “Bairro Dormitório”. No ano passado, já tinha liberado duas faixas do trabalho, sendo que uma delas é a que dá nome ao disco, produzida por Cesar Hostil.

Image

Dan Feitosa, rapper da Cidade Tiradentes @Divulgacão

O álbum carrega uma mistura musical, além de boom bap (estilo de batida clássica do rap), o rapper trouxe R&B, trap e outros estilos. No total, são 16 faixas.

“As letras falam do cotidiano dos moradores do bairro, abordando também genocídio racismo valorização pessoal e espiritualidade”, diz Dan. 

ONDE OUVIR: 
SpotifyYoutube

2. Sarau do Ocuparte

Neste sábado, 1º de maio, o movimento Ocuparte, coletivo cultural localizado no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo, realiza mais uma edição do sarau. O evento online começa às 14h e terá cerca de 3h, com microfone aberto à participação para compartilhar músicas, leitura de textos e outras expressões artísticas.

Para saber mais sobre, fique de olho no link do evento.

3. Pagode na Disciplina

Neste ano, o samba perdeu Ubirany, do grupo Fundo de Quintal, vítima de Covid-19 aos 80 anos. No sábado (1), o Pagode na Disciplina homenageia o sambista em uma live.

O projeto nasceu em 2015 com a proposta de transformar o pagode que existia aos domingos no fundo de um campo de futebol em um espaço cultural. A ideia também era fomentar as rodas de samba com um viés cultural e de apropriação da região do Jardim Miriam, na zona sul

Image

O Pagode na Disciplina nasceu em 2015 @Divulgacão

SERVIÇO: 
Facebook da Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar
30 de abril, às 19h

4. Quem te Penteia?

A dica de cinema da semana é o filme “Quem te Penteia?”, da produtora audiovisual e fotógrafa Naná Prudêncio.

Filmado em casas e vielas de bairros das periferias de São Paulo, a obra tem a intenção de traduzir qual é a relação dos moradores das quebradas com o próprio cabelo, o território e as estéticas que nascem das bordas da cidade. O filme também discute assuntos como ancestralidade, autoestima e economia solidária. 

ONDE ASSISTIR:

5. Ressaca do Oscar

E se você perdeu, na semana passada, a Agência Mural publicou uma seleção de obras incríveis feitas nas periferias de São Paulo que mereciam ganhar o Oscar. Os filmes foram indicados por profissionais do cinema. O post está aqui

Gostou? Acompanhe as dicas também pelo Instagram!

Se tiver sugestões, mande pra gente no WhatsApp! O número é (11) 93349-1709. 😉

receba o melhor da mural no seu e-mail

Lucas Veloso

Jornalista, cofundador e correspondente de Guaianases desde 2014.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE