APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Confira como vai funcionar a tarifa zero na cidade de São Paulo

Benefício vale apenas para os ônibus e só aos domingos; população questiona aumento do valor da passagem

Na última segunda-feira (11), a prefeitura de São Paulo anunciou tarifa zero para ônibus municipais aos domingos, no projeto “Domingão Tarifa Zero- explore, descubra, viva São Paulo”.

A gratuidade também valerá no Natal (25/12), no Ano Novo (1/01/24) e no aniversário de São Paulo (25/1/24), com objetivo de incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso a equipamentos de lazer, melhorar a economia e ampliar a oferta de empregos.

Como aproveitar a tarifa zero?

A medida começa a valer no próximo domingo, dia 17. Os passageiros poderão usar os ônibus municipais gratuitamente das 0h às 23h59.

Apesar da passagem ser gratuita, o passageiro deverá estar com seu bilhete único. Ao aproximar o cartão do validador, a catraca será liberada sem cobrança.

O cobrador poderá também poderá liberar a passagem de quem não tem bilhete único. Em caso de ônibus sem cobrador, o motorista fará a liberação.

São Paulo possui linhas de ônibus que atendem a todas as regiões da cidade, porém com necessidade de integração, que será gratuita para os ônibus. No caso de metrôs e trens a integração será cobrada, já que ela é operada pelo governo estadual.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) já se posicionou contra a tarifa zero, alegando que ela reduziria a arrecadação do governo. Ele, inclusive, já iniciou o processo de privatização de linhas de metrôs e trens administradas atualmente pelo poder público.

Na semana passada, mesmo após manifestações populares exigindo plebiscito para decisão sobre a privatização de empresas públicas, a Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou o Projeto de Lei que permite a privatização da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

A passagem pode aumentar com tarifa zero?

Segundo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), a implantação da tarifa zero terá um custo anual de R$280 milhões ao ano e este investimento não acarretará em gastos extras para a prefeitura, porque aos domingos a taxa de ociosidade dos ônibus é de 60%, com uma arrecadação já menor.

Contudo, ele não deixou claro se haverá mudança no valor da passagem de ônibus nos demais dias. Hoje, os passageiros pagam R$4,40 na viagem de ônibus.

Com informações da Prefeitura de São Paulo.

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.