• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Tudo que você precisa saber sobre o dia de votar; ouça o podcast

Está chegando a hora mais importante da jornada eleitoral, o dia das eleições, que ocorrerá domingo, 15 de novembro; para o dia o TSE adotou uma série de medidas sanitárias

No próximo domingo (15), em meio a pandemia do coronavírus, serão realizadas as eleições para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O “Em Quarentena” reuniu neste programa as principais dicas para que os eleitores possam ir votar com segurança, seguindo os novos protocolos do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral.

O editor da Agência Mural, Paulo Talarico relatou as principais medidas sanitárias adotadas pelo TSE visando impedir a disseminação da Covid-19. 

“A primeira delas é que o horário da votação foi estendido por mais uma hora. Idosos com mais de 60 anos têm um horário preferencial para votar, das 07h às 10h. Já o público em geral, terá até às 17h”. (ouça a partir de 01:17)

O uso de máscara é obrigatório em todos os momentos. O editor alertou sobre outra medida importante para ser mantida no dia da votação, o distanciamento social. “A gente sabe que muitas vezes no dia da eleição a gente acaba indo na nossa antiga escola e revendo os amigos do bairro, mas nada de abraço e aperto de mão!”. (a partir de 01:43)

Paulo mencionou também que o TSE adaptou, inclusive, o fluxo para o momento de entrar na seção eleitoral. 

“Para evitar o contato, o eleitor vai ter que se posicionar na frente do mesário, seguindo um distanciamento que será marcado no chão e erguer o braço mostrando o documento original com foto”. (ouça em 02:00)

Vale lembrar que para votar é preciso apresentar um documento e ele precisa ter foto. Não adianta aparecer com a certidão de nascimento. 

Após o eleitor mostrar sua identificação, o mesário vai confirmar o nome e os dados, mantendo o distanciamento social. O passo seguinte é o eleitor passar álcool gel e ir até a cabine escolher os candidatos. Que, nessas eleições, são apenas dois, para os cargos de prefeito(a) e vereador(a).  

Depois que votar, o eleitor deverá higienizar as mãos novamente com álcool gel, que, inclusive, será disponibilizado na seção. 

A recomendação é que, na hora de assinar o caderno de votação, o eleitor use a própria caneta, ou seja, todos devem incluir uma caneta na lista do que levar no dia. Reforçando as medidas de segurança, não haverá voto por biometria.

Talarico finalizou falando sobre como ocorrerão as justificativas de voto. “A gente sabe que votar é muito importante e também uma obrigação para os maiores de 18 anos. Mas caso você precise justificar, por causa da pandemia, o TSE desenvolveu no aplicativo “e-Título” uma opção para que as pessoas possam fazer essa justificativa sem sair de casa, evitando  comparecer em algum cartório  eleitoral. É só baixar lá!”. (em 03:01)

Apenas o eleitor que não tiver acesso a smartphone e internet poderá justificar em qualquer seção.

No caso de dúvidas sobre o dia de votar, é só acessar o site do TSE: tse.jus.br. Acompanhe também as principais informações sobre as eleições no site da Agência Mural.

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #54 – Segunda Temporada – Tudo que você precisa saber sobre o dia de votar.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários