APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
No Corre

Um giro pelas subprefeituras de São Paulo; ouça o podcast

Ouça os melhores momentos de tudo que o site 32xSP, parceria da Agência Mural com a Rede Nossa São Paulo, trouxe para a segunda temporada do “Em Quarentena”

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 25.11.2020 | 15:08 | Alterado em 22.11.2021 | 15:59

Tempo de leitura: 3 min(s)

A segunda temporada do Em Quarentenaestá chegando ao fim. Este podcast foi criado pela Agência Mural no começo da pandemia do coronavírus para informar, trazer histórias e relatos sobre e para as periferias nesses dias de crise. 

Este episódio relembrou os melhores momentos da parceria da Agência Mural com a Rede Nossa São Paulo por meio do site 32xSP, que expôs nesta temporada as desigualdades da cidade de São Paulo. 

O programa de despedida foi iniciado com Carolina Guimarães, coordenadora da Rede Nossa São Paulo, falando sobre a cidade desigual. 

“A importância de discutir a desigualdade entre subs e distritos é entender que diferentes pessoas não deveriam ter qualidades de vida tão diferentes, que você caminhar 30km de distância não deveria diminuir a idade média ao morrer”. (ouça a partir de 00:01)

Desde 2016, o site 32xSP  tem como objetivo publicar reportagens sobre as 32 subprefeituras da cidade, com ênfase principalmente no ponto de vista dos cidadãos, dando também informações e serviços relevantes que facilitam o dia a dia de quem mora na capital.

Todas as quartas-feiras, aqui no Em Quarentena, os episódios foram dedicados à essa cobertura. Foram 13 deles, que abordaram desde o funcionamento dos conselhos participativos durante a pandemia até como é viver em distritos periféricos da cidade.

Em um deles Edilene Moreira, moradora de Lajeado, falou da articulação artística na região.

“Aqui no bairro temos uma forte articulação cultural e artística, temos bastante coletivos, como Cine Campinho, aqui do lado de casa e eu sou integrante do coletivo Mentes Periféricas, que utiliza o audiovisual como ferramenta de arte e crítica social. Também sou integrante do coletivo Juntas na Luta, tem também a galera do bloco do Cérebro Square, dentre outras ações culturais fomentadas pelos próprios moradores”. (a partir de 01:28)

O episódio lembrou ainda da parceria firmada com a rádio CBN São Paulo, onde ocorreram entradas ao vivo para percorrer todas as subprefeituras e apontar os desafios e pontos fortes, já que as eleições estavam chegando. 

“A CBN inicia hoje um projeto muito bacana que é o Giro pelas 32 que é pra gente saber como anda a situação aí na sua região. A gente sabe que existe uma diferença em São Paulo, da desigualdade que existe na nossa cidade, enquanto sobra vaga em creche falta do outro lado, enquanto tem cinema sobrando, falta na periferia, a questão do transporte público como ela é complicada em São Paulo. E aí a gente pediu ajuda a quem realmente fuça as notícias da subprefeitura de SP, dos bairros, dos distritos, é o 32xSP”. (ouça em 02:15)

Foram 32 dias desse projeto, com interações ao vivo no estilo bate papo com a apresentadora Fabíola Cidral e também com o Fernando Andrade, sobre todos os cantos de São Paulo. O diretor de jornalismo do 32xSP, Vagner de Alencar, participou de 30 deles, o repórter Eduardo Silva participou de um programa falando da subprefeitura de São Miguel Paulista, e a correspondente da Mural e produtora da CBN, Jéssica Bernardo, participou de outro falando sobre a Capela do Socorro. No total foram mais de 6 horas no ar, com 150 pessoas entrevistadas e 447 temas abordados. 

Toda essa produção foi feita pela equipe do 32xSP, da qual fazem parte Eduardo Silva e Ana Beatriz Felício, e com a ajuda da jornalista Jessica Bernardo. Além do apoio do pessoal da Rede Nossa São Paulo na disponibilidade dos dados que ajudaram a embasar e a contextualizar as informações de todas as subs retratadas.

O 32xSP espera ter ajudado a fortalecer o debate sobre a necessidade de uma cidade mais igual, justa e com oportunidades para todos e todas. 

Para saber mais sobre as  subprefeituras de São Paulo, acesse o site 32xsp.org.br. e as redes sociais, do 32xSP, porque a cobertura vai continuar.

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #64 – Segunda Temporada –  Um giro pelas subprefeituras de São Paulo.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE