• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Vacinação em Carapicuíba contra a Covid-19: saiba como está a campanha na cidade

Confira local de vacinação, horário e as últimas notícias sobre a vacinação no município da região oeste da Grande SP

A vacinação em Carapicuíba contra a Covid-19 começou na semana de 17 de janeiro. A imunização na cidade da Grande São Paulo teve início após a aprovação emergencial da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A partir da última quinta-feira (10), a cidade começou a vacinar pessoas com 56 anos ou mais. Grávidas e puérperas sem comorbidades com 45 dias após o parto também começaram a ser imunizadas.

A partir do dia 11, sexta-feira, motoristas de transportes escolares cadastrados e atuantes em Carapicuíba começarão a receber a 1ª dose. No sábado (12), será a vez de agentes de trânsito e da Defesa Civil, coletores de lixo e motoristas dos caminhões de lixo.

Também estão sendo vacinadas pessoas com comorbidades (confira a lista aqui)  e pessoas com deficiência permanente (BPC) com 18 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente sem BPC, pessoas com síndrome de Down de 18 a 59 anos, motoristas de ônibus e cobradores, metroviários, ferroviários, aeroviários, educadores físicos, assistentes sociais, profissionais de saúde, pacientes em terapia renal substitutiva, transplantados imunossuprimidos e gestantes ou puérperas com comorbidades.

Em Carapicuíba, as primeiras doses foram destinadas aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra o coronavírus. A partir de 8 fevereiro, começou a imunização para idosos com 90 anos ou mais, seguidos daqueles com 85 anos, que começaram a receber as doses no dia 11.

De acordo com dados do governo do estado de São Paulo, até o dia 14 de maio, 87.562 doses já haviam sido aplicadas na cidade.

Para evitar aglomeração nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), as doses estão sendo aplicadas no ginásio Ayrton Senna (para pedestres) e no Estádio Niterói (no sistema drive thru – dentro do carro). O atendimento acontece das 8 às 17 horas de segunda à sexta e aos sábados, das 8h às 13h.

Quem for se vacinar nos dois polos também pode doar 1kg de alimento não perecível para a campanha “Vacina Contra a Fome”, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social. As doações serão destinadas para famílias em situação de vulnerabilidade.

Cidade tem concentrado vacinação no Ginásio Ayrton Senna | Divulgação

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS 

Na hora da vacinação é necessário levar o RG, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência. As pessoas com comorbidades também devem apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas (de até 9 meses), relatório médico ou prescrição médica.

Já as pessoas com deficiência permanente (BPC) também devem apresentar o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.

Os Profissionais de Educação devem apresentar RG, CPF, os dois últimos holerites e/ou carteira de trabalho com descrição do cargo e comprovante de residência (moradores ou atuantes em Carapicuíba).

Idosos que estejam acamados serão vacinados em casa, para isso, o familiar deve realizar o cadastro na UBS mais próxima de sua residência, caso o idoso ainda não seja cadastrado nos programas de saúde da Prefeitura.

ATENÇÃO

De acordo com a prefeitura, idosos que sejam pacientes oncológicos, transplantados (órgãos sólidos e medula óssea), imunossuprimidos, tenham doenças reumáticas e pacientes com HIV devem apresentar uma prescrição médica autorizando receberem a vacina.

Além disso, pessoas que testaram positivo para Covid-19 devem esperar 30 dias após o diagnóstico para realizar a vacinação. Não compareça aos polos de vacinação caso esteja com sintomas da doença.

PRÉ-CADASTRO DA VACINA

O Governo de São Paulo lançou o site vacinaja.sp.gov.br para o pré-cadastro de idosos aptos a receber a vacina. O registro, segundo o governo estadual, garante mais facilidade à campanha de imunização, contribuindo para evitar aglomerações. Entretanto, em Carapicuíba para os idosos, não é obrigatório e não é um agendamento.

Já para profissionais da educação, o cadastro é obrigatório neste site.

SERVIÇO:

Vacinação contra Covid-19 em Carapicuíba 

  • A PÉ

Local: Ginásio Ayrton Senna

Endereço: Av. Antônio Faustino, 98 – Cohab V

Horário: Segunda à sexta das 8h às 17h; aos sábados das 8h às 13h

  • DRIVE-THRU – DENTRO DO CARRO 

Local: Estádio do Niterói 

Endereço: Av. Pilar do Sul – Cohab II

Horário: Segunda à sexta das 8h às 17h; aos sábados das 8h às 13h

*Quem for se vacinar pode doar alimentos não perecíveis para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ana Beatriz Felicio

Jornalista e correspondente de Carapicuíba desde 2018. Curiosa, vive com a cabeça no mundo da lua. Gosta de conhecer pessoas e descobrir o que as motiva a acordar todos os dias. Apaixonada por novas aventuras, histórias, gostos e lugares. É daquelas que está sempre viajando, quando não fisicamente, com a ajuda de algum livro de fantasia ou de um bom filme.

Carapicuíba

Comentários