APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Vacinação em Carapicuíba contra a Covid-19: saiba como está a campanha na cidade

Confira local de vacinação, horário e as últimas notícias sobre a vacinação no município da região oeste da Grande SP

Image

Divulgação

Por: Ana Beatriz Felicio

Notícia

Publicado em 13.02.2021 | 14:13 | Alterado em 22.11.2021 | 16:15

Tempo de leitura: 4 min(s)

PUBLICIDADE

A vacinação em Carapicuíba contra a Covid-19 começou na semana de 17 de janeiro. A imunização na cidade da Grande São Paulo teve início após a aprovação emergencial da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A partir desta quarta-feira (08) adolescentes com idades entre 12 e 17 anos podem se vacinar. O reforço da vacinação para os idosos está marcado para o dia 11 de setembro (sábado) e atenderá aqueles que completaram o esquema vacinal até 11 de março.

Os documentos necessários são RG, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em nome do responsável. Quem possui comorbidade ou deficiência permanente deve apresentar laudo médico. Gestantes e puérperas precisam de autorização médica para receber a vacina.

Também estão sendo vacinadas todas as pessoas com mais de 18 anos (confira a lista completa de quem pode receber a vacina aqui), motoristas de transportes escolares cadastrados e atuantes em Carapicuíba, motoristas de ônibus e cobradores, metroviários, ferroviários, aeroviários, educadores físicos, assistentes sociais, profissionais de saúde, agentes de trânsito e da Defesa Civil, coletores de lixo e motoristas dos caminhões de lixo, pacientes em terapia renal substitutiva, transplantados imunossuprimidos e gestantes ou puérperas com ou sem comorbidades.

Em Carapicuíba, as primeiras doses foram destinadas aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra o coronavírus. A partir de 8 fevereiro, começou a imunização para idosos com 90 anos ou mais, seguidos daqueles com 85 anos, que começaram a receber as doses no dia 11.

De acordo com dados da prefeitura, até o dia 20 de julho a cidade já havia vacinado 65% dos adultos ao menos com a primeira dose da vacina.

Para evitar aglomeração nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), as doses estão sendo aplicadas no ginásio Ayrton Senna (para pedestres), no Estádio Niterói (no sistema drive thru – dentro do carro) e mais recentemente também na Quadra do Parque do Planalto (também para pedestres). O atendimento acontece das 8 às 17 horas de segunda à sexta e aos sábados, das 8h às 15h.

A partir do dia 13 de setembro, o atendimento realizado no Estádio do Niterói (sistema drive-thru) será destinado exclusivamente para a aplicação da 3ª dose em idosos e imunização de pessoas com dificuldade de locomoção. As UBS Florispina de Carvalho, COHAB V e Parque Flórida também aplicarão o reforço naqueles que receberam a 2ª dose há 6 meses. 

Quem for se vacinar nos dois polos também pode doar 1kg de alimento não perecível para a campanha “Vacina Contra a Fome”, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social. As doações serão destinadas para famílias em situação de vulnerabilidade.

Image

Cidade tem concentrado vacinação no Ginásio Ayrton Senna @Divulgação

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS 

Na hora da vacinação é necessário levar o RG, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência. As pessoas com comorbidades também devem apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas (de até 9 meses), relatório médico ou prescrição médica.

É importante ressaltar que os adolescentes devem ser acompanhados pelo pai, mãe ou responsável maior de idade. Caso não seja possível, o responsável deverá assinar um termo autorizando o acompanhamento de outro maior de idade, disponível no site da Prefeitura.

Já as pessoas com deficiência permanente (BPC) também devem apresentar o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.

Os Profissionais de Educação devem apresentar RG, CPF, os dois últimos holerites e/ou carteira de trabalho com descrição do cargo e comprovante de residência (moradores ou atuantes em Carapicuíba).

Idosos que estejam acamados serão vacinados em casa, para isso, o familiar deve realizar o cadastro na UBS mais próxima de sua residência, caso o idoso ainda não seja cadastrado nos programas de saúde da Prefeitura.

ATENÇÃO

De acordo com a prefeitura, idosos que sejam pacientes oncológicos, transplantados (órgãos sólidos e medula óssea), imunossuprimidos, tenham doenças reumáticas e pacientes com HIV devem apresentar uma prescrição médica autorizando receberem a vacina.

Além disso, pessoas que testaram positivo para Covid-19 devem esperar 30 dias após o diagnóstico para realizar a vacinação. Não compareça aos polos de vacinação caso esteja com sintomas da doença.

PRÉ-CADASTRO DA VACINA

O Governo de São Paulo lançou o site vacinaja.sp.gov.br para o pré-cadastro de idosos aptos a receber a vacina. O registro, segundo o governo estadual, garante mais facilidade à campanha de imunização, contribuindo para evitar aglomerações. Entretanto, em Carapicuíba para os idosos, não é obrigatório e não é um agendamento.

Já para profissionais da educação, o cadastro é obrigatório neste site.

SERVIÇO:

Vacinação contra Covid-19 em Carapicuíba 

  • A PÉ

Local: Ginásio Ayrton Senna

Endereço: Av. Antônio Faustino, 98 – Cohab V

Local: Quadra do Parque do Planalto

Endereço: Rua Serra de Mailasqui, 40

Horários: Segunda à sexta das 8h às 17h; aos sábados das 8h às 15h

  • DRIVE-THRU – DENTRO DO CARRO (a partir de 13/09 apenas para 3ª dose ou pessoas com dificuldade de locomoção)

Local: Estádio do Niterói 

Endereço: Av. Pilar do Sul – Cohab II

Horário: Segunda à sexta das 8h às 17h; aos sábados das 8h às 15h

*Quem for se vacinar em qualquer um dos polos pode doar alimentos não perecíveis para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social.

PUBLICIDADE

receba o melhor da mural no seu e-mail

Ana Beatriz Felicio

Jornalista, curiosa, já foi apresentadora do Próxima Parada. Gosta de conhecer pessoas novas e descobrir o que as motiva a acordar todos os dias. Correspondente de Carapicuíba desde 2018.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE