APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Zona oeste tem o menor número de ônibus com ar-condicionado em SP

Pouco mais de 31% da frota da capital paulista é climatizada. Segundo a SPTrans, a previsão é que 100% dos coletivos recebam equipamentos até 2025

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 25.02.2019 | 19:37 | Alterado em 17.02.2023 | 17:35

Tempo de leitura: 2 min(s)

Em pleno verão, com temperaturas superiores a 30ºC, viajar pela cidade em um ônibus sem ar-condicionado pode não ser uma tarefa fácil. É ainda pior para quem faz longos trajetos, como acontece com o fotógrafo Arthur Lamas Silva, 27, morador do distrito do Butantã, na zona oeste da capital paulista.

“É complicado, pois os ônibus sem ar-condicionado não possuem boa ventilação. Em horários de pico, é abafado, e muitas pessoas passam mal”, afirma.

A região onde vive o fotógrafo tem a frota com o menor número de veículos equipados com ar-condicionado, de acordo com a SPTrans. Dos 1.273 ônibus em operação na zona oeste, somente 315 são climatizados.

“Apenas uma linha que passa na região onde eu moro possui ar-condicionado, o 715M/10 [Largo da Pólvora – Jd. Maria Luiza]”

Arthur Lamas Silva, fotógrafo

“Pouco vemos melhorias significativas no planejamento de linhas e veículos. Ônibus antigos ainda estão em circulação”, reclama Silva, que garante se sentir confortável para usar o transporte fora do horário de pico, apesar da ausência de ar-condicionado.

No entanto, coletivos cheios e tráfego intenso fazem parte da rotina da cidade, especialmente no horário de pico. Além disso, os paulistanos gastam, em média, 1h57 para chegar ao trabalho, de acordo com a pesquisa “Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana na Cidade”.

A estudante de letras da Universidade de São Paulo (USP) Alexia Sousa, 20, tenta fugir do calorão buscando um lugar próximo às janelas. “Mas isso é um privilégio. Normalmente as pessoas saem abrindo tudo, até aquelas saídas de emergência no teto”, afirma a moradora do Jardim Adhemar de Barros, também na zona oeste.

“Tenho pressão baixa e quase desmaiei porque estava sem ar e com muito calor. Minha sorte é que tinha um ponto de ônibus perto, muitos alunos desceram e eu consegui me sentar”

Alexia Sousa, estudante de letras

“Os ônibus que vão para USP são um inferno também. Muitos alunos embarcam no Metrô, então a concentração é absurda para apenas dois veículos que fazem o trajeto”, completa Alexia.

Terminal de ônibus Butantã, na zona oeste de SP (Rômulo Cabrera/32xSP)

Em nota à reportagem, a SPTrans informa que 2.673 veículos com ar-condicionado foram incorporados desde 2017. Desse total, 61% dos equipamentos foram introduzidos pela atual gestão.

Pouco mais de 31% dos ônibus da capital contam com ar-condicionado. Em números absolutos, isso significa que, dos 14.048 veículos em circulação, apenas 4.385 têm ar-condicionado.

Apesar do menor número de ônibus climatizados estar na zona oeste, é a região nordeste da cidade a detentora da pior porcentagem proporcionalmente ao total de ônibus em circulação: são 21,3% da frota.

De acordo com a divisão da SPTrans, também conhecida como área 3, essa região está situada na faixa superior da zona leste.

Atualmente a cidade de São Paulo é dividida em oito áreas de operação, mais a área central. Cada área é representada por cor uma diferente, assim como a frota de cada localidade. Segundo a SPTrans, a previsão é que 100% dos coletivos sejam climatizados até 2025.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE