APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Por: Jacqueline Maria da Silva

Notícia

Publicado em 15.12.2023 | 17:30 | Alterado em 15.01.2024 | 9:59

Tempo de leitura: 4 min(s)

Atender telefonemas, preencher planilhas de dados e participar de reuniões. Essas são atividades rotineiras para a consultora de vendas Thayse Cavalcante, 32, que aos poucos se tornaram gatilhos de esgotamento psíquico, em uma crise que ela classifica como “pane” “peso” e “anestesiamento”.

De uma pessoa comunicativa e extrovertida, ela passou a não querer mais interagir com os colegas, nem gostar de ir presencialmente ao trabalho. Mais que isso: viu aumentar a irritabilidade, a ansiedade, a perda de memória e a falta de concentração.

“Não estava dando conta de tarefas simples, como clicar no botão para passar as letras de uma música, de recados ou de vídeos da igreja”, conta a moradora de Parelheiros, zona sul da capital paulista.

Não deu outra: encaminhada ao psiquiatra por sua psicóloga, Thayse recebeu o diagnóstico que tem ganhado cada vez mais espaço na mídia, nas redes sociais e nas conversas entre amigos, o burnout, uma doença ocupacional conhecida como Esgotamento Profissional. Ela é causada pelo excesso de trabalho, desgaste e pressão, segundo o Ministério da Saúde.

Doença laboral

Em Janeiro de 2022, o burnout foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como uma doença ocupacional, ou seja, relacionada ao trabalho. Em novembro deste ano, o Ministério da Saúde incluiu esse diagnóstico no CID (Classificação Internacional de Doenças), por meio de uma resolução que incluiu outras 168.

Do ponto de vista jurídico, essa mudança é importante para garantir direitos trabalhistas às pessoas com burnout, como licença, afastamento e estabilidade, que valem sobretudo para trabalhadores em regime CLT.

Mas como é possível adoecer fazendo algo que se gosta, como no caso de Thayse? Para a psicóloga Mônica Gurjão, a paixão pelo trabalho costuma ser justamente a porta de entrada para o burnout. “Começa com aquele sentimento de dar o máximo de si e a pessoa não vê limites. O trabalho invade a vida pessoal”, explica a especialista, que é doutoranda em psicologia social do trabalho.

Ela aponta que é preciso olhar o burnout por diversas perspectivas, já que vivemos em uma sociedade em que o trabalho ocupa outras esferas da vida, trazendo impactos para saúde física, mental e social do indivíduo. “O descanso passa a ser algo que eu faço para voltar e trabalhar mais”, exemplifica.

‘O burnout não escolhe a classe social, mas infelizmente é uma doença elitizada’ @Arquivo pessoal

Jovens periféricos, mercado de trabalho e burnout

Com apoio psicológico, Thayse teve segurança para trancar o último semestre da faculdade e dar um tempo nas atividades que assumia na igreja sem tanta culpa. O apoio da família, dos amigos e dos colegas de trabalho também foi importante na remissão da doença – que segundo especialistas não tem cura, mas pode ser controlada.

Contudo, ela admite que o apoio dos gestores e o fato de ser contratada em regime CLT fizeram toda a diferença, já que muitas pessoas de seu ciclo social nas periferias são submetidas a péssimas condições de trabalho, com salários baixos e sem apoio para o tratamento.

Linha de frente

Entre as profissões mais expostas ao burnout estão profissionais da saúde, professores, policiais e jornalistas, segundo o Ministério da Saúde.

Para piorar, muitos dos trabalhadores das periferias não têm garantias previstas em lei para tratar o burnout e não raro encontram dificuldades de acessar o sistema de saúde para diagnóstico e tratamento.

“A doença não escolhe a classe social, mas infelizmente é uma doença elitizada. Se eu não tivesse um convênio médico de qualidade e se eu não fosse acompanhada por diversos profissionais, eu jamais teria esse diagnóstico”, pontua Thayse.

Nos atendimentos em uma clínica popular da zona leste de São Paulo, a psicóloga Mônica observa que a dificuldade de acesso a direitos, a desigualdade social e a insegurança impactam diretamente nas possibilidades de cuidados em saúde da população periférica.

Algumas pessoas não aceitam o afastamento por medo de serem mandadas embora ou de não terem como se manter

Mônica Gurjão, doutoranda em psicologia social do trabalho

Ela explica que a inclusão de doenças ocupacionais no CID é um avanço, mas que não atinge a todos. “No Brasil, grande parte do trabalho nas periferias é chamado ‘viração: hoje você é ambulante, amanhã faz faxina, a mãe está vendendo doce… Muitas vezes essas pessoas não são tratadas como trabalhadores, e não se percebe a possibilidade de elas estarem adoencendo”, acrescenta.

Uma das situações mais problemáticas, segundo a especialista, é a precarização do mercado de trabalho, em especial com a reforma trabalhista de 2017, quando muitos trabalhadores passaram a ser responsáveis por buscar renda sem nenhuma garantia ou condições de trabalho.

“A precarização do trabalho e a pejotização pautada no discurso do empreendedorismo jogam na pessoa a responsabilidade de tudo. As coisas passam a depender muito dela e essa auto cobrança interna vai levando à falta de limite e à exaustão”, aponta.

Jovens no mercado de trabalho

1

Um em cada cinco jovens entre 15 e 29 ano não estudava e nem trabalhava em 2022 (10,9 milhões);

2

Destes, quase a metade (43,3%) eram mulheres pretas e pardas;

3

Ao todo, 61,2% dos jovens que não estudavam nem trabalhavam eram pobres

Fonte: Agência de Notícias IBGE

Burnout e desigualdade social

Os jovens das periferias acabam sendo especialmente impactados pelo burnout porque na maioria das vezes eles têm o trabalho informal como a única chance de inserção no mercado. Mas não só eles: pessoas negras e mulheres podem estar mais expostas ao burnout e com menos possibilidades de tratamento.

“O burnout é uma doença que denuncia problemas sociais, mas a discussão da doença ainda é elitista. A gente precisa discutir o burnout da trabalhadora doméstica, do flanelinha, do ambulante, do entregador e da mãe

Mônica Gurjão, doutoranda em psicologia social do trabalho

O enfrentamento das doenças ocupacionais deve ser feito a partir do trabalho conjunto de diversas áreas e não apenas da saúde, incluindo por exemplo a previdência social e as secretarias de trabalho e economia.

É fundamental também não culpabilizar os indivíduos pelo seu adoecimento: “não se trata apenas de uma doença mental, mas de uma doença social, que exige políticas públicas específicas”.

Dicas importantes

1

Como identificar que estou em sofrimento?  

Alguns sinais e sintomas podem passar despercebidos, porque a pessoa costuma “segurar o rojão”. Por isso é importante ir ao médico, em especial se sentir ansiedade e aquele sentimento de estar sempre alerta e não desligar nunca.

Entre os sintomas físicos estão: aceleração do coração; falta ou excesso de apetite; queda de cabelo; doenças na pele; excesso ou falta de sono; esquecimentos e apagões de memória; e mal estar súbito, como fraqueza ou falta de energia.

2

Quando ficar alerta?

Para diagnóstico, o burnout necessariamente está associado a uma atividade de trabalho, mesmo que não remunerada. A doença se manifesta a partir de mais de um sintoma que persistem por no mínimo seis meses. Atenção para:

  1. Exaustão – não apenas o cansaço após um dia de trabalho puxado, mas a impossibilidade física e mental de realizar atividades que antes eram prazerosas;
  2. Despersonalização – a exaustão é tanta que a pessoa passa a ignorar valores, atividades e assuntos que antes eram importantes para ela;
  3. Negativismo – é como se a pessoa ficasse dormente, anestesiada e a vida ficasse mais cinza. Ela não se importa com nada ou não sente o que ocorre ao seu redor;

3

Busque ajuda

Sentiu algum  sinal ou sintoma? Procure a Unidade Básica de Saúde do seu bairro. Outra opção são as clínicas populares, universidades e Centro de Atenção Psicossocial (Caps)

4

Outras ferramentas de autocuidado

Praticar atividade física, fazer atividades prazerosas e aproveitar espaços de lazer ajudam no autocuidado e prevenção do burnout. Estar atento ao excesso de cobrança e acolher esse sentimento também é um caminho. “O problema não é só seu. Às vezes a gente se culpa e se cobra muito e isso acelera o adoecimento”, diz Mônica

report_for_the_world

Esta reportagem foi produzida com apoio daReport For The World

receba o melhor da mural no seu e-mail

Jacqueline Maria da Silva

Jornalista formada pela Uninove. Capricorniana raiz. Poetisa. Ama natureza e as pessoas. Adora passear. Quer mudar o mundo e tornar o planeta um lugar melhor por meio da comunicação. Correspondente de Cidade Ademar desde 2021. Em agosto de 2023, passou a fazer parte da Report For The World, programa desenvolvido pela The GroundTruth Project.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE