• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Carapicuíba tem casos de Covid-19 em todos os bairros e Cohab é o mais afetado

Município teve 42 mortes por conta do novo coronavírus; cidade informou regiões mais afetadas por conta da doença

 

Cohab Carapicuíba
Crédito: Ana Beatriz Felicio/Agência MuralCohab em Carapicuíba é bairro mais afetado na cidade

Na última terça-feira (19) a cidade de Carapicuíba, na região oeste da Grande São Paulo, registrava 42 óbitos em decorrência da Covid-19. De acordo com a prefeitura, havia 424 casos confirmados da doença

Todos os bairros da cidade apresentam casos de doentes, mas o local com maior número de pessoas infectadas é a Cohab, bairro próximo a região central onde vivem centenas de pessoas em pequenos apartamentos de prédios baixos característicos de conjuntos habitacionais antigos, com duas torres e escadas que ligam os andares.

Apenas no bairro já são 32 casos confirmados, mas devido a falta de testes, a prefeitura alerta para a subnotificação, então o número real pode ser ainda maior.

De acordo com a prefeitura no último sábado (16), a cidade registrou o menor índice de de isolamento social desde quando foi decretada a quarentena em 24 de março. A taxa de adesão era de 47%, quando o ideal previsto pelo governo do Estado é de 70%. 

Bairro Nº de casos
Cohab 32
Ariston 17
Vila Silviania 13
Vila da Oportunidade (Jardim Gopiúva) – 11
Parque Jandaia 9
Vila Dirce 8
Jardim Ana Estela 8
Parque Santa Tereza 8
Centro 8
Vila Municipal 8
Vila Veloso 7

“É uma taxa muito baixa, com ela você perde vidas e isso não tem preço. Precisamos contar muito com o apoio de população para que essa taxa aumente”, comentou o prefeito da cidade Marcos Neves (PSDB) em coletiva realizada na terça-feira (19).

“Se não aumentarmos a taxa de isolamento não conseguiremos diminuir a taxa de contágio e não teremos leitos de UTI para atender a todos. Isso não está tão distante”, disse o político.

Assim como outras cidades da região oeste, Carapicuíba não irá aderir a antecipação de feriados da capital paulista. Apenas sexta-feira (22) será considerado ponto facultativo. A decisão de adiantar os feriados dividiu outras cidades da Grande São PauloNa região metropolitana, são 56 mil casos de Covid-19 e mais de 4.400 mortes.

Ana Beatriz Felicio

Jornalista e correspondente de Carapicuíba desde 2018. Curiosa, vive com a cabeça no mundo da lua. Gosta de conhecer pessoas e descobrir o que as motiva a acordar todos os dias. Apaixonada por novas aventuras, histórias, gostos e lugares. É daquelas que está sempre viajando, quando não fisicamente, com a ajuda de algum livro de fantasia ou de um bom filme.

Carapicuíba

Comentários