APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Lucas Figueiredo/CBF

Por: Cleberson Santos

Notícia

Publicado em 08.11.2022 | 19:13 | Alterado em 08.11.2022 | 19:13

Tempo de leitura: 3 min(s)

O técnico Tite divulgou nesta segunda-feira (7) a lista com os 26 jogadores que representarão a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar, que começa no próximo dia 20. A Grande São Paulo está representada na lista com um total de oito nomes.

E não é exagero algum que dá para sonhar com gols desse pessoal. Cinco dos nove atacantes convocados por Tite fazem parte desse grupo: Neymar, Antony, Rodrygo, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli. Nas outras posições, a região metropolitana é representada pelo goleiro Ederson, o zagueiro Marquinhos e o meia Everton Ribeiro.

Principal jogador dessa geração do futebol brasileiro, Neymar é de Mogi das Cruzes e vestiu a camisa do Santos desde as categorias de base. Apesar de ser anunciado por Tite como atacante, é bem possível que o camisa 10 seja escalado entre os meio campistas do time. Esta é a terceira Copa do Mundo do jogador do time francês PSG.

Bastante criticado pela atuação na Copa de 2018, Gabriel Jesus foi novamente convocado por Tite. Cria do Jardim Peri, bairro do distrito da Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte, Gabriel está em boa fase no Arsenal, time inglês que o contratou no meio deste ano. O atacante foi revelado pelo Palmeiras e possui uma forte relação com o bairro de origem, onde há um grafite gigante em homenagem a ele. 

Uma imagem do Gabriel Jesus ainda menino pintando a calçada de uma rua do bairro para a Copa de 2014 sempre é resgatada pelos fãs quando ele veste a camisa da Seleção.

O outro Gabriel do ataque brasileiro é o Martinelli, que é de Guarulhos e também joga no Arsenal. Revelado profissionalmente pelo Ituano, Gabriel Martinelli foi a principal surpresa da lista de Tite. O atacante de apenas 21 anos foi medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio e somava, até então, apenas três jogos pela Seleção principal. 

Antony cresceu em Osasco, na Grande São Paulo @Lucas Figueiredo/CBF

O goleiro Ederson é outro jogador criado em Osasco @Lucas Figueiredo/CBF

Foi no Alto Tietê, no pequeno município de Arujá que nasceu Everton Ribeiro @Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Martinelli é o representante de Guarulhos no grupo de Tite @Lucas Figueiredo/CBF

Marquinhos é um dos zagueiros da seleção e veio da zona norte de São Paulo, no Imirim @Lucas Figueiredo/CBF

Lucas Figueiredo/CBF

Também revelado no Santos, Rodrygo veio de Osasco @Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Jesus é cria do Jardim Peri, na zona norte @Lucas Figueiredo/CBF

Já os representantes de Osasco podem até formar uma dupla de ataque, com Rodrygo, do Real Madrid, no lado direito, e Antony, do Manchester United, pela esquerda.

Rodrygo, assim como Neymar, é um “raio” da base do Santos e está no futebol espanhol desde 2019. Antony surgiu no futebol pelo São Paulo e jogou por duas temporadas no Ajax, da Holanda, antes de ir para a Inglaterra.

O terceiro osasquense da Seleção é justamente o goleiro do principal rival do time de Antony. Ederson é o defensor do Manchester City, atual bicampeão inglês.

Campeão da Libertadores há poucos dias pelo Flamengo, Everton Ribeiro também está na lista de Tite. O meio-campista rubronegro é de Arujá, mas passou a infância em Santa Isabel, ambas cidades do Alto Tietê, na parte leste da região metropolitana. Revelado pelo Corinthians, Everton já jogou pelo São Caetano, Coritiba, Cruzeiro e no futebol árabe.

Por fim, temos o zagueiro Marquinhos, que também surgiu na base do Timão. Ex-morador do Imirim, na zona norte, irá disputar a segunda Copa do Mundo dele. Após ser campeão da Libertadores de 2012 pelo alvinegro, Marquinhos foi vendido ao Roma e desde 2013 veste a camisa do PSG.

O Brasil estreia na Copa do Mundo no dia 24 de novembro contra a Sérvia, às 16h (de Brasília). No dia 28, os comandados de Tite enfrentarão a Suíça, às 13h, e a fase de grupos para a Seleção encerra-se contra Camarões no dia 2/12, novamente às 16h.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Cleberson Santos

Correspondente do Capão Redondo desde 2019. Do jornalismo esportivo, apesar de não saber chutar uma bola. Ama playlists aleatórias e tenta ser nerd, apesar das visitas aos streamings e livros estarem cada vez mais raras.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE