APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Em Cajazeiras, cursinho popular enfrenta desafios digitais na preparação dos alunos

Pré-vestibular Quilombo do Orobu passou por adaptações tecnológicas durante pandemia para manter de pé curso que prepara juventude negra há mais de duas décadas

Image

Lucas Barbosa/Agência Mural

Por: Lucas Barbosa

Notícia

Publicado em 23.04.2021 | 13:14 | Alterado em 22.11.2021 | 16:12

Tempo de leitura: 3 min(s)
Image

Geilson Reis de Andrade é um dos muitos ex-alunos que após conseguir o diploma voltaram para o cursinho @Lucas Barbosa/Agência Mural

Inclusão digital está longe de ser realidade na vida de professores e alunos do curso pré-vestibular Quilombo do Orobu, em Cajazeiras, Salvador. Há mais de um ano com aulas on-line por conta da pandemia, a lista de desafios é extensa.

“Nossos jovens e adultos enfrentam diversas dificuldades para se manterem conectados, faltam aparelhos compatíveis, pois ter um aparelho e acesso ao Whatsapp não significa estar incluso tecnologicamente; os dados móveis não são suficientes para acesso a plataformas digitais havendo inúmeras limitações”, conta o professor de história Jailton Aleluia, 47. 

Desde 2000 no bairro, o cursinho oferece preparação para estudantes negros ingressarem na vida acadêmica a preços acessíveis. No ano passado, as aulas noturnas, de segunda a sexta, e extras aos sábados, foram para o ambiente virtual.

Aleluia conta que o curso passou por diversas plataformas, como Whatsapp, Hangouts, Zoom e Google Meet, até o formato atual. “Agora, fomos presenteados por um ex-cursista, estudante de ciências da computação, com uma assinatura G-Suite, e iniciamos 2021 ainda de forma remota, com novos recursos”, explica. 

O estudante João Vinícius Jesus Santos de Lima, 16, está no Quilombo desde o ano passado e elogia a iniciativa. “Minha mãe já tinha feito o curso e no ano passado entrei pois estava sem aulas no colégio. Para não ficar sem conteúdo, entrei e voltei este ano. É incrível como os professores aprenderam com bastante facilidade e rapidez o funcionamento da tecnologia para nos ajudar”. 

A estudante Maíra Santana, 17, pretende cursar ciências sociais em uma universidade pública e está no cursinho desde o início deste ano. Para ela, o ambiente virtual tem suas ambiguidades. “Na aula on-line é um pouco difícil manter o foco com tantas distrações materiais e emocionais. Porém, se esses encontros fossem presenciais, eu não teria condições de ir, por conta do horário, da distância dos bairros e do horário que estudo na escola”, diz.

“Acredito que diferencial do Quilombo de outros cursos é o foco na educação antirracista e o acolhimento. Agora, no período pandêmico, falta motivação, falta disciplina, falta material, oportunidades, falta tudo”, diz a aluna.

Para Aleluia, a falta de recursos dos alunos é um dos problemas identificados no acesso à internet. “A instabilidade do WI-Fi deixa a todas as pessoas prejudicadas. Os pacotes assegurados pelas operadoras tanto para Wi-Fi, quanto para dados móveis, não são reais. A qualidade no fornecimento é insuficiente e nem todas as pessoas podem pagar para ter o Wi-Fi”.

“As pessoas não conseguem apoio suficiente do governo neste cenário pandêmico, a maioria passa fome e com fome não conseguem focar nos estudos, a pandemia aflorou as desigualdades sociais, a saúde mental de nossos e nossas estudantes está mais abalada com o cenário da Covid-19 e precisamos cuidar umas das outras pessoas”, avalia o professor. 

Aleluia conta que a escolha do nome do cursinho tem relação com o Quilombo do Urubu, que existiu no território onde atualmente estão os bairros de Cajazeiras, Pirajá e parte do Cabula. “Esse nome possibilitou conhecermos a história de Zeferina, mulher negra e guerreira que com outras 20 mulheres escravizadas e livres organizavam a tomada da cidade de Salvador, e num surpreendente ataque das forças militares, resistiu a prisão com arco e flecha e com altivez gritava ‘mata branco, viva negro!’”.

VEJA TAMBÉM:
Trupe de bonequeiros dá cursos on-line e faz vaquinha por sede no Subúrbio Ferroviário
Em Nazaré, creche que cuida de crianças com HIV enfrenta dificuldades com queda de doações

O curso em andamento teve início em março, com taxa de inscrição no valor de R$ 20 e mensalidades a R$ 50. Segundo o professor, os valores são revertidos para a manutenção das despesas e contribuição para os docentes voluntários.

Ex-aluna do cursinho, a escritora e educadora Gilmara Silva de Oliveira, 34, ressalta a importância do projeto para os jovens da região. “Não temos o apoio financeiro do Estado, mas estamos dizendo para o Estado, qual é o nosso propósito, nosso direcionamento político. Sabemos que nós temos direito à educação superior e queremos esse espaço porque também é nosso.”

Para Geilson Reis de Andrade, 40, letrista, desenhista e educador social, o curso é um caminho de mudanças sociais. “Um pré-vestibular que incentiva jovens na periferia a adentrar a universidade estimula o interesse pela pesquisa científica,  a necessidade de termos esses conhecimentos para nos protegermos do poder manipulador das hegemonias globais.”

Andrade é um dos muitos ex-alunos que após conseguir seu diploma acadêmico voltou para o Quilombo do Orobu. Formado em letras vernáculas, ele é atualmente conselheiro do pré-vestibular e relembra sua trajetória. “É empolgante e desafiador, pois me coloco sempre no lugar de quem está chegando e sinto necessidade de ajustes a cada ano. Também nos desafia o quanto o caos do sistema de ensino fragiliza nossa comunidade.”

receba o melhor da mural no seu e-mail

Lucas Barbosa

Correspondente de Cajazeiras em Salvador, BA, desde 2020. Nascido em Jequié mas criado em Salvador, formado em ciências sociais e mestrando em antropologia, educador social, treinel de capoeira Angola e pai de Malik.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE