
Foto: Moisés Augusto/Agência Mural

Notícias


















Passageiros do Subúrbio avaliam com preocupação troca de trem por monotrilho na região
Usuários temem aumento na tarifa e reclamam da ausência de diálogos sobre os impactos para os entornos de linha férrea histórica na periferia de Salvador

Drag queen e dançarina de Amaralina usam redes sociais para quebrar tabus
Moradores de um dos maiores complexos periféricos de Salvador, Lorrany Smithy já reformou o barraco com ajuda das redes, enquanto Medusa grava clipe

Canções e jingles ajudam a turbinar as vendas de empreendedores em Itapuã
Passar uma tarde no histórico bairro de Salvador é também ser envolvido por amplo e criativo repertório musical usado por quem trabalha nas ruas
Mais notícias
Agência Mural amplia cobertura e desembarca em Salvador
Site passa a ter área dedicada a reportagens de correspondentes soteropolitanos, que também serão publicados nos jornais do Grupo A TARDE
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias completa dez anos produzindo reportagens sobre a região metropolitana de São Paulo. A celebração de uma década de existência vem com novidade: o lançamento do projeto piloto Mural Salvador, com correspondentes locais espalhados pela capital baiana.
O site da Mural passa a contar com uma área exclusiva à cobertura soteropolitana, de bairros periféricos como Cabula/Tancredo Neves (Pernambués), Cajazeiras, Centro/Brotas (Garcia e Engenho Velho de Brotas), Itapuã e Subúrbio/ Ilhas (Lobato). A primeira reportagem será publicada na próxima sexta-feira (27).
Em parceria com o Grupo A TARDE, as reportagens também vão ser publicadas nos jornais A TARDE e Massa!, que tem uma média diária de 35 mil e 5 mil leitores respectivamente, segundo o IVC – Instituto Verificador de Circulação de outubro de 2020.
O projeto piloto teve início com o recrutamento de 20 profissionais da área de comunicação, que participaram de uma formação online produzida pela Agência Mural.
O treinamento abordou temas relacionados à cobertura jornalística nas periferias, como técnicas de apuração e seleção de pautas, além dos princípios editoriais da Mural (como a não cobertura de temas ligadas à segurança pública ou assistencialismo).
Após a realização do programa, seis correspondentes locais foram selecionados para integrar a equipe da Mural Salvador, que também conta com o apoio do articulador e produtor audiovisual Moisés Augusto Neuma, morador do bairro Engenho Velho de Brotas.
Para Moisés, a Mural amplia as possibilidades na cobertura jornalística da cidade. “O jornalismo feito por um correspondente vem para refrigerar a ideia de jornalismo, para dar credibilidade", pontua.
Ele reforça ainda: "o muralista pode dar essa legitimidade porque ele é um jornalista com CEP, legitimado pelos seus, e quanto mais inclusão, melhor. E com mais uma cidade, mais alonga essa discussão democrática que a Mural traz”, diz o articulador, que também vai atuar como correspondente do Centro Brotas.
O editor de parcerias Cleber Arruda tem acompanhado a produção de pautas com os novos correspondentes e conta que as futuras reportagens irão revelar uma nova Salvador. “Já é possível perceber, pelas ideias e a produção empolgante dos novos colegas, um cotidiano cheio de cores, contrastes e com histórias inspiradoras”, alerta.
Já a cofundadora e diretora institucional da Mural, a jornalista Cíntia Gomes liderou a expansão do Mural para Salvador por meio do programa Facebook Comunidades, sendo uma das 12 comunidades selecionadas da América Latina.
“Após 10 anos de experiência e produção de conteúdos, entendemos que o nosso trabalho pode ser replicado em outras cidades e estados do país”, afirma.
Segundo Cíntia, a escolha por Salvador se deve ao fato dela ser considerada a mais populosa do nordeste do país, com 2,7 milhões de habitantes, sendo a segunda com a maior população do país morando em favelas.

Agência Mural completa dez anos de existência e celebra com a chegada de uma nova cidade, novos correspondentes e novas histórias das periferias em outra região do país, Salvador!
Conheça nossos correspondentes locais



Brenda Gomes
Jornalista e correspondente do Centro/Brotas (Fazenda Garcia) em Salvador, BA, desde 2020.

Eduardo Machado
Jornalista e correspondente do bairro Lobato no Subúrbio/ Ilhas em Salvador, BA, desde 2020.

Gabrielle Guido
Fotógrafa, produtora cultural e correspondente do bairro de Itapuã em Salvador, BA, desde 2020.

Laís Lopes
É estudante de Jornalismo e correspondente de Amaralina no Barra/Pituba em Salvador, BA, desde 2020.

Lucas Barbosa
Formado em ciências sociais e correspondente do bairro Águas Claras de Cajazeiras em Salvador, BA, desde 2020.

Moisés Augusto
Articulador e correspondente do bairro Engenho Velho de Brotas em Salvador, BA, desde 2020.

Rosana Silva
Jornalista e correspondente de Pernambués da região de Cabula/Tancredo Neves em Salvador, BA, desde 2020.

Bairros


Inscreva-se para acompanhar as notícias de Salvador
Foto: Moisés Augusto/Agência Mural