APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Eleições em Poá: quem são os candidatos a prefeito em 2020

Uma das cidades da região do Alto Tietê tem dez candidatos disputando a prefeitura; atual prefeito busca reeleição

Image

Por: Ira Romão

Notícia

Publicado em 08.10.2020 | 17:56 | Alterado em 05.11.2020 | 20:28

Tempo de leitura: 2 minutos

As eleições em Poá, na zona leste da Grande São Paulo, tem dez candidatos na disputa pela prefeitura. Para a Câmara dos Vereadores, 374 políticos buscam uma das 17 vagas no legislativo. A cidade de 93 mil eleitores vota em 15 de novembro. Por ter menos de 200 mil habitantes, ela não contará com segundo turno. 

O atual prefeito, Gian Lopes (PL), eleito pela primeira vez para o cargo em 2016, busca a reeleição. Como candidato a vice, ele mantém Marquinhos da Indaia (Republicanos), que também mudou de partido, antes ele era do PDT. (Proposta de governo registrada por Gian Lopes)

Entre as dez candidaturas, apenas uma chapa é encabeçada por uma mulher. A candidata é Márcia Bin (PSDB). Ela enfatiza em sua campanha ser esposa do ex-prefeito da cidade Francisco Pereira de Sousa, conhecido como Testinha. Durante seu segundo mandado, em 2014, ele foi cassado pela Câmara Municipal de Poá e por isso está impedido de disputar as eleições. 

O vice de Márcia Bin é o primo de Testinha, Geraldo de Oliveira (Solidariedade) que, inclusive, foi lançado pelo ex-prefeito nas eleições de 2016, quando disputou a prefeitura da cidade e ficou em segundo lugar. Desde 2018 Geraldo é deputado estadual. O DEM integra essa coligação do PSDB e Solidariedade. (Proposta de governo de Marcia Bin)

Entre os candidatos está também o vereador Azuir (PTB) que já disputou o cargo em 2012. Seu vice é o colega de partido Dr. Ali, que também já concorreu ao cargo de prefeito nas eleições 2012 e 2016, pelo PT e pelo PMB, respectivamente. (Proposta de governo de Azuir)

O PMN lançou Pedro Viviani, que já foi candidato pelo partido em eleições anteriores para diferentes cargos. Em 2006, por exemplo, concorreu ao governo do estado e, em 2016, disputou a prefeitura de Poá. Nesta eleição municipal, tem como vice o Carteiro Dalmo, do mesmo partido. (Proposta de governo de Pedro Viviani)

Também disputam os vereadores Mário Sumirê (PSD), cuja vice é a Professora Bete Cunha (PSD) (Proposta de governo de Mario Sumirê); Neno Ferrari (PSC) que tem como vice o Dr. Fabiano Cruz (PSC) (Proposta de Ferrari) e Saulo Souza (Avante) com o Professor Marcelo do Avante (Proposta de Saulo). 

Para fechar a lista, Naco (Cidadania) tem como vice o Professor Droval (PT) (o programa de Naco não constava no site da Justiça Eleitoral até publicação deste texto); Nelson Bueno (PSOL) com Dolores Bah, também do PSOL (Proposta de Nelson Bueno) e Ronaldo Florido (Patriota) que tem Marinalva Capetini, do mesmo partido, como vice. (Proposta de Ronaldo

A campanha começou oficialmente no dia 27 de setembro e os candidatos de Poá podem gastar até R$ 123 mil para fazer campanha.

VEJA TAMBÉM:
A um ano da eleição, Grande SP tem 500 obras paradas ou atrasadas; confira os projetos de Osasco
Confira a cobertura das eleições 2020 nas periferias da Agência Mural
Veja quanto podem gastar candidatos a prefeito e vereador na Grande SP

Ira Romão

Jornalista, fotojornalista e apresentadora de podcast. Atuou em comunicação corporativa. Já participou de diferentes projetos como repórter, fotógrafa, verificadora de notícias falsas e enganosas. Foi uma das apresentadoras do ‘Em Quarentena” e da série sobre mobilidade nas periferias. Ama ouvir histórias, dançar, karaokê e poledance. Correspondente de Perus desde 2018.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.