APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Divulgação

Por: Jacqueline Maria da Silva

Notícia

Publicado em 15.03.2024 | 16:50 | Alterado em 18.03.2024 | 15:20

Tempo de leitura: 2 min(s)

A Favela Monte Azul, na zona sul de São Paulo, recebe a partir do próximo sábado (16) a exposição fotográfica “Enquanto meu bloco não passa” organizada pelo DiCampana Foto Coletivo. O cenário escolhido para a imersão são os muros das vielas, a céu aberto.

A mostra é a primeira ação do projeto Fotobecos, idealizada pela Galeria Sérgio Silva, fundada pelos fotógrafos Léu Britto e Rogério Vieira. “O objetivo é levar pequenas histórias visuais para as pessoas, enquanto seguem suas vidas a caminho da escola ou do trabalho”, descreve Rogério.

A coletânea de imagens expostas faz parte do acervo do DiCampana Foto Coletivo, um grupo de amigos fotógrafos que tem o objetivo de registrar o cotidiano periférico de São Paulo.

“A exposição do DiCampana que abre o Fotobeco é uma ação que leva aos olhos da comunidade a interação entre arte e cultura no quintal das casas das pessoas”, complementa o fotógrafo Léu Britto.

Foliões do Bloco do Hercu, em 2016 @Divulgação

Cultura fotográfica periférica

O Fotobecos é um projeto da Galeria Sérgio Silva, criada em 2023 por Léu e Rogério com objetivo de democratizar e ampliar o acesso à fotografia para moradores de favelas e periferias de São Paulo. Entre as ações estão exposições e vendas de trabalhos fotográficos.

“Nunca foi ensinado para nós que era possível, ainda mais de forma independente, que é a maneira que nascem essas ações. A Galeria quer ser um contraponto da hegemonia, que diz que a arte da fotografia é somente para um tipo de público da sociedade que pode, acessa e vende, da ponte pra lá”, declara Léu.

O nome da galeria homenageia uma referência na fotografia brasileira: o fotógrafo Sérgio Silva, perdeu o olho esquerdo após ser atingido por uma bola de borracha disparada pela Polícia Militar durante o exercício de sua profissão, cobrindo os protestos de julho de 2013. Ele é também coautor do livro “Memória Ocular: cenas de um estado que cega”.

Os fotógrafos Léu e Rogério têm o objetivo de inaugurar um espaço físico da Galeria Sérgio Silva, na zona sul da capital paulista, avançando com outros projetos de fotografia periférica, visitações e exposições de arte para moradores das periferias.

Enquanto meu bloco não passa

Abertura: 16 de março, das 15h às 19h

Em cartaz: A exposição seguirá até meados de abril

Endereço: Escadão da Rua Inácio Dias de Oliveira, 19, no Jardim Monte Azul

Preço: Grátis

receba o melhor da mural no seu e-mail

Jacqueline Maria da Silva

Jornalista formada pela Uninove. Capricorniana raiz. Poetisa. Ama natureza e as pessoas. Adora passear. Quer mudar o mundo e tornar o planeta um lugar melhor por meio da comunicação. Correspondente de Cidade Ademar desde 2021. Em agosto de 2023, passou a fazer parte da Report For The World, programa desenvolvido pela The GroundTruth Project.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE