• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Fim de semana do Dia das Mulheres tem rap, poesia e shows pelas periferias de SP

Rolê na Quebrada traz as principais dicas de eventos para o fim de semana pelas quebradas de São Paulo

A Agência Mural preparou um Rolê na Quebrada especial para este fim de semana do Dia Internacional das Mulheres, no domingo (8). Pelas periferias, o protagonismo é sempre delas e para refletir a importância da data, há eventos em diversos bairros da cidade.

Tem samba na zona norte, rap e afrobeat na zona sul, poesia na zona leste e diversão por toda cidade. Cola com a gente:

ZONA NORTE

Samba de Raiz com Duda Ribeiro – Vila Carolina

Um bom samba de raíz com uma convidada especial, a cantora Duda Ribeiro, cantando os clássicos do samba numa tarde que promete ser imperdível. 

Quando: Sábado (7), às 17h
Onde: Samba Amigos da Vila Carolina, R.Suzana de Goes, 72
Quanto: 1kg de alimento perecível

Dia da Mulher com Obscênicas – Bairro do Limão

Há somente um ano, neste dia, em São Paulo, nasceram as Obscênicas, uma fanfarra debochada, feminina e feminista, que tem como objetivo mostrar que a música também é lugar de mulher e para fazer todo mundo dançar e cantar junto.

Quando: Domingo (8), às 14h
Onde: Cervejaria Tarantino, R. Miguel Nelson Bechara, 316
Quanto: R$10

Crédito: DivulgaçãoMC Soffia se apresenta na zona sul de SP

ZONA SUL

Mc Soffia – Grajaú 

Mc Soffia começou a carreira aos seis anos, logo após participar do projeto “O Futuro do Hip Hop”. Hoje, a artista prefere produzir sons contestadores sobre paradigmas sociais. Nascida e criada na periferia de São Paulo, ela usou o rap como forma de “força e resistência”, como mostra o sucesso “Menina Pretinha”.

Quando: Sábado (7), às 19h
Onde: Centro Cultural Grajaú, R. Oscar Barreto Filho, 252
Quanto: Gratuito

Funmilayo Afrobeat – Campo Limpo

Funmilayo Afrobeat Orquestra é a única banda de Afrobeat no mundo formada somente por mulheres negras. O nome da banda foi escolhido como forma de homenagear Funmilayo Anikulapo Kuti, professora e uma das ativistas mais importantes da Nigéria, mãe de Fela Anikulapo Kuti, considerado o criador do Afrobeat.

Quando: Domingo (8), às 17h
Onde: Sesc Campo Limpo, R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120
Quanto: Gratuito

Protagonistas – Campo Limpo

Protagonistas é um projeto idealizado pelo rapper Crônica Mendes para a produtora Galuz. O evento aborda a questão do protagonismo da mulher dentro do cenário do rap nacional. Se apresentam as artistas Helena Ramos, Mel MC e Donna Forte.

Quando: Sábado (7), às 18h
Onde: Casa de Cultura Campo Limpo, R, Aroldo Azevedo, 100
Quanto: Gratuito

ZONA LESTE

Comunidade Samba Maria Zélia – Belenzinho

Em uma tarde de homenagem às mulheres, a comunidade Samba do Maria Zélia e Partideiros do Maria Zélia recebem as cantoras Andreia Morais e Ellem Narah, e também o grupo Feitiço de Mulher, para uma roda de samba. O evento contará com espaço para as crianças.

Quando: Domingo (8), às 14h
Onde: Comunidade Samba Maria Zélia, R. Otávio Paris, 210
Quanto: 

Hip Hop na Fábrica: Mulheres – Sapopemba

Neste dia de conscientização e valorização da mulher, o espaço recebe o “Hip Hop na Fábrica: Mulheres”. O evento terá como atrações Luana Melinka, Passos Periféricos e muito mais manas mandando o recado.

Quando: Domingo (8), às 12h
Onde: Fábrica de Cultura Sapopemba, R. Augustin Luberti, 300
Quanto: Gratuito

Casa Poética – Ermelino Matarazzo

Neste sábado, haverá o lançamento do espaço e agência Casa Poética. Haverá bate papo com os escritores Ferréz, Marcelino Freire, Bel Santos e outros sobre “Literatura e Direitos Humanos”. Logo após, terá o Sarau dos Mesquiteiros e pra finalizar a apresentação “Entre o Copo e a Poesia”, com Lika Rosa, Mariana Felix e Patrícia Meira.

Quando: Sábado (7), às 14h
Onde: R. Miguel Rachid, 611
Quanto: Gratuito

ZONA OESTE

Nosso Samba te Convida – Morro do Querosene

Desde dezembro de 2018, o grupo Samba do Querosene promove a festa Nosso Samba te Convida!, na praça do Morro do Querosene. Uma tenda no meio da praça para abrigar o samba. O convidado para essa próxima edição será a sambista Jack Carvalho. 

Quando: Domingo (8), às 14h
Onde: R. Padre Camilo, 01
Quanto: Gratuito

Bloco Cobra Criada – Vila Indiana

Preparem as canelas para dançar muitos frevos, marchinhas, sambas e axés. Cheguem com suas fantasias, glitters, purpurina e disposição para curtir uma tarde de muita descontração e se despedir do carnaval.

Quando: Sábado (7), às 14h
Onde: R. Boturoca, 16
Quanto: Gratuito

CENTRO

Pé de Manacá – Bela Vista

Encontro mensal de mulheres musicistas que tem o intuito de fomentar a participação de instrumentistas, cantoras e/ou grupos liderados por mulheres. Nesta edição, a atração é o grupo Pé de Manacá, composto por cinco mulheres forrozeiras reunidas através da música desde 2017.

Quando: Domingo (8), às 16h
Onde: Casa Barbosa, R. Ruy Barbosa, 559
Quanto: Gratuito até as 18h (após R$10)

Crédito: DivulgaçãoSamboryê estará na Marechal Deodoro

Samboryê – Marechal Deodoro

Nesta edição, o Armazém do Campo recebe o grupo Samboryê, trio formado por mulheres musicistas, e o trabalho de pesquisa e composição que cultua a ancestralidade enraizada na cultura brasileira, trazida pelo povo negro da África. As canções que evocam o mundo sensível e sagrado.

Quando: Sexta-Feira (6), às 19h
Onde: Armazém do Campo, R, Eduardo Prado, 499
Quanto: 

GRANDE SÃO PAULO

O Testemunho de Uma Vida Ativa do Feminino – Diadema

O bate-papo e contação de histórias “O Testemunho de Uma Vida Ativa do Feminino” com a contadora de história Mwana N’gola. No histórico das sociedades africanas, as mulheres desempenharam um papel central na tomada de decisões que afetam a vida social de uma comunidade, com vozes que eram respeitadas e ensinamentos transmitidos de geração a geração, com alguns deles preservados. 

Quando: Quinta-Feira (5), às 19h30m
Onde: Fábrica de Cultura Diadema, R. Ver.Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro 
Quanto: Gratuito (informações Telefone: (11) 4061-3180)

Muvuca (especial dias das mulheres) – Jandira

É dias das mulheres e todo o ‘line up’ será preenchido por elas, que vão colocar todo mundo para dançar. Vai ter samba-rock, partido alto, flash rap e muito mais. As Dj´s convidadas são: Elisa Guanabara, Marina Porto, Rebeka Jonn’z, Fabiana Raryson

Quando: Domingo (8), às 10h
Onde: R. Antônio Bardela, S/N – Jd. São Luiz
Quanto: 1kg de alimento não perecível

André Santos

Jornalista, correspondente do Jardim Fontalis desde 2017. Integrante do Coletivo Favela em Cena de teatro (ator e diretor). Ama carnaval e jura que é baiano (tem que checar isso aí, ok?).

Jd. Fontalis, São Paulo

Comentários