APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

O que é o Novo Ensino Médio?

Entenda quais as mudanças previstas na grade curricular e o porquê da medida ter sido suspensa

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 28.04.2023 | 12:33 | Alterado em 19.05.2023 | 10:28

Tempo de leitura: 2 min(s)

O projeto do Novo Ensino Médio, que propõe implementar disciplinas adicionais e reduzir disciplinas básicas, tem causado divergências de opiniões tanto entre os estudantes quanto entre a população geral.

No início de abril, uma portaria publicada pelo Ministério da Educação suspendeu por 60 dias a implementação da medida, após ter sido colocada, timidamente, em prática.

Mas, afinal, o que é o Novo Ensino Médio?

A lei nº 13.415, de 2017, propõe uma nova grade curricular, formada por uma Formação Geral Básica (as disciplinas da Base Comum Curricular Tradicional) e os Itinerários Formativos, compostos por diversas aulas que o aluno pode escolher de acordo com seu projeto de vida e interesse pessoal.

Com a mudança, é possível escolher aulas nos eixos de investigação científica, processos criativos, empreendedorismo, e mediação e intervenção sociocultural, por exemplo.

A proposta começou a ser implementada nas escolas no ano passado, inicialmente para o 1º ano do ensino médio — apesar de, no Estado de São Paulo, ter sido antecipada para 2021. O projeto estava sendo incorporado no currículo escolar do 2º e 3º ano.

Mesmo com a publicação da portaria do Ministério da Educação, os estudantes que já estão no modelo do Novo Ensino Médio não voltam para o antigo.

Mas por que o projeto do Novo Ensino Médio é tão criticado?

A Agência Mural explica quais são os prós e os contras dessa implementação. Se você está no ensino médio, ou conhece algum aluno do 1º, 2º ou 3º ano, assista ao vídeo abaixo e entenda o que é e como funcionaria esse projeto.

O Pega a Visão é o quadro explicativo da Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE