APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Plano Municipal de Educação em Mogi das Cruzes exclui respeito à diversidade de gênero e igualdade racial

Prefeitura negou manifesto feito pelos moradores da cidade contra a aprovação de emenda que retirou termos sobre promoção de direitos humanos

Image

Jéssica Silva / Agência Mural

Por: Jessica Silva

Notícia

Publicado em 27.03.2023 | 12:41 | Alterado em 27.03.2023 | 12:54

Tempo de leitura: 5 min(s)

O Projeto de Lei 185/2022, que trata do PME (Plano Municipal de Educação) da cidade de Mogi das Cruzes para o biênio 2023/2024 foi aprovado em dezembro do ano passado e, desde então, vem gerando debates entre os moradores e organizações civis da cidade.

Aprovado em uma sessão extraordinária por 13 vereadores da casa contra 5, um dos pontos que gerou repercussão foi a aprovação de uma emenda que exclui do artigo 2º, inciso 9º do PME e da meta 2.7, termos que tratam sobre o respeito à diversidade de gênero, ao desenvolvimento sustentável à igualdade racial e aos direitos humanos.

No antigo documento, o artigo 2º estabelece como diretrizes do PME a “promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental”, já no documento aprovado vigoram os termos “difusão dos princípios de equidade e do respeito à dignidade da pessoa humana”.

Já a meta 2.7 prevê como uma das estratégias de educação “dar continuidade às ações de acompanhamento e monitoramento das situações de discriminação, preconceito e violência nas escolas (…), por meio da garantia da equidade racial e de gênero, em colaboração com as famílias e com os órgãos públicos de Assistência Social, Saúde e Proteção à Infância, Adolescente e Juventude”. Neste novo documento os termos “equidade racial e de gênero” foram excluídos do texto.

Prefeitura negou manifesto feito pelos moradores da cidade contra a aprovação de emenda que retirou termos sobre promoção de direitos humanos @Jéssica Silva / Agência Mural

O vereador JohnRoss (Podemos), autor da emenda, afirmou durante a sessão de votação que a palavra “diversidade” quando entra no texto no plano acaba fechando dentro de uma construção onde você não consegue completar o “todo” e que a palavra “gênero” acaba sendo redundante.

A vereadora Inês Paz (PSOL), 61, votou contra a emenda. “A colocação de gênero, raça e diversidade no PME é uma orientação nacional. A proposta de retirada demonstra o atraso que os vereadores e vereadoras da base do governo possuem de como fazer a desconstrução dos pré-conceitos estabelecidos na nossa sociedade machista, racista e escravista”, aponta.

Para a educadora preta, que se declara antirracista, Fernanda Dias Maciel, 37, o projeto de lei n° 185/2022 é ilegal pois vai contra algumas leis de cunho nacional, como por exemplo a Lei 10.639/03 que institui a obrigatoriedade do ensino da historia da África e dos Africanos no curriculo escolar.

Segundo Fernanda, a retirada de questões intrínsecas do currículo municipal da cidade só confirma o racismo institucional e mostra o despreparo e a falta de conhecimento da História e da condição da população africana e indígena no nosso país por parte dos vereadores que aprovaram este projeto.

“O Brasil é um país diverso, é urgente e necessária uma educação antirracista nas escolas que trabalhe a promoção e valorização da cultura preta e indígena. A escola é reflexo”

Fernanda Maciel, educadora

Para a educadora, a presença do tema como obrigatoriedade é fundamental e deve ser trabalhada com as crianças desde cedo, mas que nunca teve formações sobre o tema, por exemplo. “A cultura indígena e africana é muito corporal: cantigas, músicas, as crianças aprendem brincando. Em 10 anos de rede, infelizmente nunca tivemos formações”, finaliza.

Patrícia de Souza, 48, mora no bairro de César de Souza e é coordenadora pedagógica da rede subvencionada da cidade. Para ela, a emenda é completamente contraditória. “Prega-se discursos de avanços, melhorias e crescimento e sucateia a educação como se ela não fosse fator fundamental para a evolução humana”, afirma.

A coordenadora explica que é na primeira infância que ocorre a formação do caráter da criança e trabalhar com temas sobre diversidade, por exemplo, tende a formar pessoas mais sensíveis, éticas e estruturadas para suportarem situações de conflitos.

“De uma forma mais ampla, temas como esse colaboram com o crescimento e amadurecimento de toda uma geração, o que serviria de combustível para avançar cada vez mais, até que esses problemas fossem reduzindo chegando ao ponto de não existirem mais”, pontua.

Em resposta à Agência Mural, o vereador JohnRoss defende a emenda esclarecendo que “os princípios constitucionais da equidade e do respeito da dignidade da pessoa humana são contemplativos à todas as realidades, especialmente às por si mencionadas; e que ainda, já estavam contemplados nas redações anteriores dos Planos da Educação da nossa cidade. Em síntese, ampliar o espectro da natureza principiológica da norma”, afirmou em nota.

Contraponto

Logo após a aprovação da emenda pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, diversos representantes da sociedade civil se mobilizaram e assinaram um manifesto em defesa da diversidade, equidade de gênero e combate ao racismo no Plano Municipal de Educação de Mogi das Cruzes.

De acordo com o documento, “não há como combater a violência, o racismo, a misoginia e a intolerância (seja ela étnica, religiosa, geográfica ou de gênero), sem a educação de base”.

Além disso, o texto defende que a emenda desrespeita o Plano Nacional de Educação, que prevê: “Art. 8º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei”.

Idealizado pela jornalista Jamile Santana, 34, o manifesto foi criado a partir de seu incômodo em ver uma emenda sem justificativa plausível sendo votada numa sessão extraordinária.

“Ver a estrutura e o recurso público sendo usado para promover desinformação, me deixou muito incomodada. Procurei algumas organizações e ativistas na cidade e logo eles me ajudaram a criar uma rede que pudesse endossar o manifesto” explica.

Jamile Santana é idealizadora do manifesto contra a aprovação de emenda que retirou termos sobre promoção de direitos humanos
@Arquivo Pessoal

O manifesto contou com 172 assinaturas e pedia o veto do prefeito Caio Cunha (Podemos) à emenda modificativa e/ou outras ações cabíveis para garantir a promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental, equidade de gênero e combate ao racismo nas escolas do município.

Após protocolado, a prefeitura informou que o manifesto não foi aceito, e que a emenda foi proposta e aprovada no âmbito do próprio Poder Legislativo, órgão ao qual se deve conferir deferência, na esteira do princípio da separação dos poderes (art. 2º da Constituição da República). Tratando-se, portanto, de decisão legítima e democrática da Casa do Povo.

De acordo com Jamile, todas as pessoas envolvidas no manifesto ficaram desapontadas com a postura da administração municipal. A jornalista de dados encara essa sinalização simbólica como um grande retrocesso para a cidade.

“Retirar essa meta e as palavras que demarcam a diversidade e os direitos humanos é um sinal de ignorância ou total desprezo às pessoas e comunidades que não fazem parte de determinado grupo”

Jamile Santana, jornalista

Procurada pela Agência Mural sobre a não aceitação do manifesto, a prefeitura de Mogi das Cruzes informou em nota que: “O Executivo respeitou a autonomia do Legislativo e não vetou a emenda modificativa – a matéria foi debatida democraticamente, votada e aprovada pela Câmara de Vereadores, Casa que representa a população de Mogi das Cruzes”.

A prefeitura ainda salientou que, mesmo que a emenda fosse vetada pelo Executivo, o texto original não seria reinserido na Lei, já que seria necessária outra discussão e redação, e “não haveria prazo para tal”.

“O Executivo entende que as alterações aprovadas não excluem as categorias mencionadas do Plano. O texto final destaca os princípios de equidade, dignidade da pessoa humana e sucesso escolar dos estudantes. Assim, da forma como foi aprovado o Plano, não haverá nenhum prejuízo pedagógico ou cultural aos estudantes da rede”, finaliza a nota.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Jessica Silva

Jornalista formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Pedagogia e Mestra em Educação pela PUC-SP. Ama fotografias, séries, filmes e não vive sem Netflix. Correspondente de Mogi das Cruzes desde 2013.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE