APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Conheça Nenê, o artista à frente de projetos como “Menino do Drone” e “Quebradinha”; ouça o podcast

O alagoano Marcelino Melo mora no Jardim Piracuama, no Campo Limpo, zona sul de São Paulo desde 2018

Image

Notícia

Por: Redação

Publicado em 31.08.2020 | 14:16 | Alterado em 03.09.2020 | 11:36

Tempo de leitura: 2 minutos

A história que o “Em Quarentena” traz neste episódio é do alagoano Marcelino Melo, que desde o final de 2008 mora no Jardim Piracuama, no Campo Limpo, zona sul de São Paulo. Ele também é conhecido como Nenê, Menino do drone ou Quebradinha.

Nenê é fotógrafo, produtor audiovisual e artista. Ele tem 26 anos e ao lado do irmão fundou a Fluxo Imagem, uma produtora de vídeos que retrata a cultura e celebra a estética periférica. 

Ele abriu o programa falando sobre seu projeto “Menino do drone”, no qual ele faz fotos aéreas das quebradas. 

“Busco fotografar a periferia de um olhar de cima, de um horizonte que a gente não tá acostumado a ver. Eu costumo dizer que é como os passarinhos vêem as coisas e por que que nós não podemos voar também, sabe?”. (ouça a partir de 00:01)

No meio da pandemia do novo coronavírus ele passou a se dedicar ao projeto “Quebradinha”, iniciativa na qual ele reutiliza materiais recicláveis para construir em miniatura réplicas das casas das periferias. 

Nenê explicou que esse projeto é uma forma de resguardar a estética do cotidiano da periferia e seus elementos.

“Eu costumo dizer que o Quebradinha é uma forma de tornar palpável, tornar físico essa estética periférica e resguardar no tempo, já que a periferia se multa tanto e tão rápido”. (a partir de 01:29)

O Menino do drone participa ainda do projeto “Cine Pracinha”, que leva cinema e outras atividades pras crianças do Jardim Piracuama, todo primeiro sábado do mês.

No site da Agência Mural você confere uma matéria sobre o trabalho desse artista, inclusive poderá ver fotos lindas das casas em miniatura.

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #06 – Segunda Temporada: Conheça Nenê, o artista à frente de projetos como “Menino do Drone” e “Quebradinha”.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

Faça com que essa história chegue para mais pessoas.

Republique o nosso conteúdo gratuitamente.

Regras:

Os títulos podem ser modificados desde que não mude o contexto;

Os textos devem ser publicados como estão na versão original, sem edição ou cortes;

Todas as republicações devem dar crédito para a Agência Mural e também os créditos dos profissionais envolvidos em sua produção, conforme aparece na publicação original;

As fotografias e outras imagens/artes podem ser republicadas com os devidos créditos;

Os vídeos republicados não devem passar por nenhum tipo de edição, devem conter os créditos da Agência Mural; para transmissão na TV, é preciso enviar um pedido para contato@agenciamural.org.br.

Reportagens publicadas no site www.agenciamural.org.br não podem ser revendidas.

Se possível, os materiais republicados devem mencionar o perfil da Mural nas redes sociais.

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.