APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Conheça Nenê, o artista à frente de projetos como “Menino do Drone” e “Quebradinha”; ouça o podcast

O alagoano Marcelino Melo mora no Jardim Piracuama, no Campo Limpo, zona sul de São Paulo desde 2018

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 31.08.2020 | 14:16 | Alterado em 03.09.2020 | 11:36

Tempo de leitura: 2 min(s)

A história que o “Em Quarentena” traz neste episódio é do alagoano Marcelino Melo, que desde o final de 2008 mora no Jardim Piracuama, no Campo Limpo, zona sul de São Paulo. Ele também é conhecido como Nenê, Menino do drone ou Quebradinha.

Nenê é fotógrafo, produtor audiovisual e artista. Ele tem 26 anos e ao lado do irmão fundou a Fluxo Imagem, uma produtora de vídeos que retrata a cultura e celebra a estética periférica. 

Ele abriu o programa falando sobre seu projeto “Menino do drone”, no qual ele faz fotos aéreas das quebradas. 

“Busco fotografar a periferia de um olhar de cima, de um horizonte que a gente não tá acostumado a ver. Eu costumo dizer que é como os passarinhos vêem as coisas e por que que nós não podemos voar também, sabe?”. (ouça a partir de 00:01)

No meio da pandemia do novo coronavírus ele passou a se dedicar ao projeto “Quebradinha”, iniciativa na qual ele reutiliza materiais recicláveis para construir em miniatura réplicas das casas das periferias. 

Nenê explicou que esse projeto é uma forma de resguardar a estética do cotidiano da periferia e seus elementos.

“Eu costumo dizer que o Quebradinha é uma forma de tornar palpável, tornar físico essa estética periférica e resguardar no tempo, já que a periferia se multa tanto e tão rápido”. (a partir de 01:29)

O Menino do drone participa ainda do projeto “Cine Pracinha”, que leva cinema e outras atividades pras crianças do Jardim Piracuama, todo primeiro sábado do mês.

No site da Agência Mural você confere uma matéria sobre o trabalho desse artista, inclusive poderá ver fotos lindas das casas em miniatura.

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #06 – Segunda Temporada: Conheça Nenê, o artista à frente de projetos como “Menino do Drone” e “Quebradinha”.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE