APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Léu Britto/Agência Mural

Por: Paulo Talarico

Notícia

Publicado em 10.07.2023 | 9:01 | Alterado em 08.04.2024 | 16:18

Tempo de leitura: 2 min(s)

A Grande São Paulo ganhou 1 milhão de novos habitantes entre 2010 e 2022 e agora conta com 20 milhões. É o que mostram os dados do Censo 2022, divulgado nos últimos dias pelo IBGE, sobre as 39 cidades que compõem a região metropolitana.

No entanto, o número é menor do que o estimado no final do ano passado. Em dezembro, os resultados prévios indicavam 22 milhões, mas todas as cidades tiveram a população revisada.

Na região metropolitana, as cidades que tiveram o crescimento mais expressivo foram Cajamar e Santana de Parnaíba, que cresceram mais de 40%. Municípios vizinhos, essas cidades ficam nas regiões norte e oeste da Grande São Paulo.

Apenas três das 39 cidades registraram recuo no número de habitantes. Duas delas têm características mais rurais, casos de Salesópolis e Juquitiba. Foge a regra Poá, no Alto Tietê, onde vivem mais de 100 mil moradores, mas com decréscimo nos últimos 12 anos.

Regiões da GSP

A região metropolitana é dividida em cinco regiões. Nessa divisão, a parte oeste, onde estão municípios de Osasco, Barueri, Itapevi, Carapicuíba, Jandira e Pirapora do Bom Jesus, tiveram a maior alta proporcional.

Na parte norte, onde estão cidades como Mairiporã, Cajamar e Franco da Rocha, houve um aumento de 14%, mas a região é a menos habitada com 593 mil.

Na capital, houve um crescimento de menos de 2% e agora conta com 11,4 milhões. Também teve um aumento menor de moradores a região do ABC paulista, onde estão São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano e Diadema, que saíram de 2,5 milhões para perto de 2,7 mi.

Houve poucas mudanças entre as maiores cidades. Guarulhos segue na frente, mas com menos habitantes do que era estimado até o ano passado. São 1,2 milhão e não quase 1,4 mi. São Bernardo do Campo continua como a segunda maior, seguida de Santo André e Osasco. No entanto a diferença entre andreenses e osasquenses caiu para 5 mil moradores.

Se o número de habitantes fosse uma corrida, chamaria a atenção que Mogi das Cruzes ultrapassou Mauá ao chegar aos 416 mil habitantes, e que Barueri se tornou a 10ª cidade mais populosa, passando Suzano.

TODOS OS DADOS

Também vale destacar que mais de 80 mil pessoas morreram por conta da pandemia de Covid-19 nesse período, o que impactou no aumento de todas as cidades.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Paulo Talarico

Diretor de Treinamento e Dados e cofundador, faz parte da Agência Mural desde 2011. É também formado em História pela USP, tem pós-graduação em jornalismo esportivo e curso técnico em locução para rádio e TV.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE