APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias

Notícia

Por: Pietra Alcântara

Publicado em 03.12.2021 | 15:42 | Alterado em 10.12.2021 | 14:14

Tempo de leitura: 4 minutos

O primeiro sextou de dezembro lembra que a semana já acabou e, logo, o ano de 2021 também. Passou voando, né? E como não pode faltar Rolê na Quebrada, hoje vamos indicar vários eventos legais para curtir com segurança no primeiro fim de semana do mês!

Tem indicação de feira literária, com atividades presenciais e online, além de muito reggae com a banda feminina Filosofia Reggae, que vai tocar em Diadema, na Grande São Paulo.

Forró no Grajaú

Nesta sexta-feira (3), o Teatro Carolina Maria de Jesus, na zona sul, recebe a banda Forró Capim Guiné para um show presencial, às 19h.

A apresentação tem entrada gratuita, porém será exigido comprovante de vacinação, além do uso de máscara durante o evento.

Banda Forró Capim Guiné se apresenta no Grajaú @Reprodução/Instagram

A banda nasceu em 2017 em um encontro de amigos musicistas de várias vertentes musicais que tinham um gosto em comum, o forró. Este encontro foi no Bar do Boné, no bairro do Ipiranga.

Com influência do côco, ijexá, baião, MPB e o foreggae, a banda está se preparando para gravar seu primeiro álbum trazendo para o público toda originalidade e alegria que a banda transmite nos palcos.

SERVIÇO

Endereço: Rua Professor Oscár Barreto Filho, 252 – Parque America

Festa Literária Noroeste

Poetas, escritores, slammers e outros artistas da palavra participam da 2ª Festa Literária Noroeste (FLINO), que rola até este domingo (5). A maior parte das atrações são de modo virtual, com transmissão online por meio do YouTube e Facebook da FLINO.

Haverá, ainda, oficinas e atrações nas bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura da região e também nos CEUs (Centros Educacionais Unificados).

A programação completa está disponível nas redes sociais da FLINO, que organiza o evento.

Mulheres no improviso

No espetáculo “Mulheres de Repente”, artistas de Pajeú, sertão de Pernambuco, se apresentam com muita poesia, rap e mesas de debate mediadas pela multiartista pernambucana Luna Vitrolira.

A ideia é discutir temáticas em comum das vivências das mulheres de Pernambuco usando a arte do improviso, seja ela cantada ou recitada.

Luna Vitrolira comanda as mesas de debate @Reprodução/Instagram

O evento começa as 17h nesta sexta-feira (3) e vai até sábado (4), no Centro Cultural Grajaú, zona sul. Para conferir a programação completa, confira o Instagram do coletivo.

SERVIÇO

Endereço: Rua Professor Oscár Barreto Filho, 252 – Parque America

Reggae na praça

A Fábrica de Cultura de Diadema, na Grande São Paulo, recebe neste sábado (4) show da banda Filosofia Reggae, em comemoração ao aniversário da cidade.

Show da banda Filosofia Reggae @Reprodução/Instagram

A banda já existe há 17 anos e é formada por um trio vocal feminino. Elas já têm quatro discos gravados. O show será presencial, às 19h30, com protocolos de segurança como quantidade limitada de pessoas e uso obrigatório de máscara.

SERVIÇO

Endereço: Praça Lauro Michels – Diadema

Horário de funcionamento: 19h30

Painel na Casa das Rosas

No domingo (5), a partir das 10h, a Casa das Rosas recebe artistas aprendizes das periferias da Vila Nova Cachoeirinha, zona norte da capital, e Diadema, para a finalização de dois painéis de grafites instalados em frente ao local.

Sobre o painel, o grupo de artistas das periferias elegeram duas figuras importantes para a literatura brasileira: Carolina Maria de Jesus e Luiz Gama. A proposta da obra era a de unir um espaço voltado para a literatura e arte, como a Casa das Rosas, com personalidades ligadas às regiões em que as Fábricas de Cultura estão localizadas.

Painel com artistas das periferias @Jardélio Santos/Divulgação

Para prestigiar o painel, é só dar uma passada na Casa das Rosas, que fica na Avenida Paulista (próximo à estação Brigadeiro do Metrô).

Haverá também transmissão ao vivo pelo Instagram das Fábricas de Cultura e da Casa das Rosas.

SERVIÇO

Endereço: Avenida Paulista, 37 – Paraíso

Acompanhe as dicas também pelo Instagram! Se tiver sugestões de rolês, mande pra gente no e-mail role@agenciamural.org.br. 😉

Pietra Alcântara

Formada em Jornalismo e quase pós graduada em Styling e Direção de Arte. Amante de brechós e moda 0800. Social media que não faz dancinhas (mas se pedir com jeitinho, faz), gosta de gravar stories loucos e assistir vídeos no YouTube. Correspondente da Vila Medeiros desde 2019.

Republique

Faça com que essa história chegue para mais pessoas.

Republique o nosso conteúdo gratuitamente.

Regras:

Os títulos podem ser modificados desde que não mude o contexto;

Os textos devem ser publicados como estão na versão original, sem edição ou cortes;

Todas as republicações devem dar crédito para a Agência Mural e também os créditos dos profissionais envolvidos em sua produção, conforme aparece na publicação original;

As fotografias e outras imagens/artes podem ser republicadas com os devidos créditos;

Os vídeos republicados não devem passar por nenhum tipo de edição, devem conter os créditos da Agência Mural; para transmissão na TV, é preciso enviar um pedido para contato@agenciamural.org.br.

Reportagens publicadas no site www.agenciamural.org.br não podem ser revendidas.

Se possível, os materiais republicados devem mencionar o perfil da Mural nas redes sociais.

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.