APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Site ajuda a fiscalizar e monitorar as metas do Plano Diretor Estratégico

Image

Por: Redação

Publicado em 17.01.2017 | 13:15 | Alterado em 17.01.2017 | 13:15

Tempo de leitura: 2 min(s)

Delimitar a altura máxima dos prédios, restringir o número de vagas de garagens em áreas com transporte público ou até mesmo definir uma área específica para a manipulação do lixo. Essas são algumas diretrizes do atual PDE (Plano Diretor Estratégico) da cidade de São Paulo.

Dois anos após sua implementação, para ajudar a fiscalizar e acompanhar o cumprimento das metas, um sistema online permite que qualquer cidadão acompanhe o andamento das propostas.

“O Plano Diretor é complexo, pensando em entendimento rápido dos munícipes. Para quem é da área, só usando no dia a dia para aplicar essa compreensão conceitual da legislação”, afirma a arquiteta na Escola da Cidade, Maria Teresa Cardoso Fedeli.

A plataforma virtual conta com mais de 60 indicadores, apresentados em gráficos que buscam facilitar a compreensão dos usuários. Os interessados podem checar o cumprimento das metas do PDE a partir de uma série de dados separados por anos, prefeituras regionais e distritos.

“Imagino que o monitoramento por áreas e prefeituras regionais contribua para mudar de escala, e, talvez, se tornar mais acessível”, diz a ex-coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Habitação.

Além disso, o site também conta com textos ilustrados da lei, 12 vídeos com legendas em inglês, espanhol e português. Lançado em dezembro de 2016, o sistema estava previsto no texto do Plano Diretor como forma de estimular a participação da população nos rumos da cidade. Para isso foram realizadas audiências e debates.

Por dentro do sistema

Preservar o patrimônio e valorizar as iniciativas culturais são um os instrumentos que pertencem ao Plano Diretor. Na plataforma, o interessado pode verificar, por exemplo, a distribuição territorial dos imóveis tombados. A Sé, no centro da capital, é a subprefeitura com o maior número, com 37,27% do total.

Ainda no sistema, no indicador sobre a distribuição de unidades habitacionais com projeto aprovado em ZEIS 1, por tipo de habitação, inúmeras prefeituras regionais, como Butantã, Casa Verde, Cachoeirinha e Sapopemba atingiram 100%.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o Plano Diretor consolida as ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social) como instrumento de planejamento urbano e habitacional no município.

As ZEIS, segundo a secretaria, promovem a garantia de que a política habitacional consiga bons terrenos para a produzir novas Habitações de Interesse Social, mais conhecidas por HIS.

O sistema de monitoramento será atualizado por cada uma das secretarias responsáveis pelos levantamentos e supervisionado pelo Comitê Intersecretarial de Monitoramento e Avaliação do Plano Diretor Estratégico, regulamentado em Decreto.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE