APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Sobre-Viver

Após pandemia de coronavírus, igrejas católicas na zona leste de São Paulo cancelam atividades

Com apelo de autoridades da saúde, nas periferias comunidades católicas decidem suspender atividades para os próximos dias

Image

Lucas Veloso/Agência Mural

Por: Lucas Veloso

Notícia

Publicado em 18.03.2020 | 16:57 | Alterado em 27.02.2024 | 16:22

Tempo de leitura: 2 min(s)

Depois da realização de missas no último fim de semana, igrejas das periferias de São Paulo não devem ter novas celebrações, por conta dos cuidados para evitar a proliferação do coronavírus.

“Decidimos suspender todas as missas e reuniões”, resume o pároco Paulo Sérgio Bezerra, 66, responsável pela igreja Nossa Senhora do Carmo, em Itaquera, zona leste da capital. “As comunidades ficam abertas em horários normais para orações pessoais, não coletivas”, continua ele em vídeo divulgado em seu perfil no Facebook na noite desta terça-feira (17).

A decisão foi tomada após o encontro da Coordenação Pastoral Paroquial. Foi unânime a decisão de suspender todas as celebrações, como missas, batizados, semana santa, reuniões de catequese de crianças, jovens e adultos, até 18 de abril. Após a data as medidas poderão ser prolongadas, a depender da situação. 

Image

Igreja Nossa Senhora do Carmo com missa no fim de semana @Lucas Veloso/Agência Mural

Na Igreja Cristã da Família de Guaianases, a decisão segue na mesma linha. O comunicado enviado aos fiéis diz que, em concordância com as autoridades de saúde do país e, também, por zelo à sua integridade física, a orientação a seguir é a suspensão imediata de todas as reuniões, tais como cultos, cursos, reuniões e eventos. 

A ordem vale por tempo indeterminado, até que tenha uma outra orientação das autoridades públicas.

“Devemos ser prudentes, seguir todas as orientações das autoridades competentes e tomar todos os cuidados recomendados, mas não podemos nos furtar do nosso chamado, perdendo a nossa capacidade de mobilização e atuação como corpo, para juntos guerrearmos em oração contra esse gigante que se levanta diante de nós”, diz um trecho do aviso.

Ainda na zona leste, o bispo Manuel Parrado Carral suspendeu dois grandes eventos na região. Um deles foi a Assembléia Diocesana de Pastoral, com líderes das comunidades católicas, marcada para o próximo dia 28 de março. 

A Caminhada da Ressurreição, tradicional evento na madrugada do Domingo de Páscoa, com trajeto entre a Basílica de Nossa Senhora da Penha rumo à Catedral de São Miguel Arcanjo também foi cancelada.

“Exortamos a todos para que observem todas as recomendações para evitar o contágio e a transmissão do vírus, e seguindo o exemplo de nosso Papa Francisco, peçamos à nossa Mãe, Maria Santíssima, a sua proteção, para que, pela sua intercessão, sejamos libertos de todos os males”, termina o comunicado.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Lucas Veloso

Jornalista, cofundador e correspondente de Guaianases desde 2014.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE