APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Coleta de lixo reciclável é interrompida em Guarulhos

Medida por tempo indeterminado foi adotada por conta do coronavírus na cidade da Grande SP; prefeitura pede que moradores guardem material em casa

Image

Jackson Argolo/Divulgacao PMG

Por: Jéssica Souza

Notícia

Publicado em 27.03.2020 | 10:23 | Alterado em 27.02.2024 | 16:22

RESUMO

Medida foi adotada por conta do coronavírus na cidade da Grande SP; prefeitura pede que moradores guardem material em casa

Tempo de leitura: 2 min(s)

Como medida de prevenção ao covid-19 (coronavírus), a Prefeitura de Guarulhos informou na segunda-feira (23) que o serviço de coleta seletiva de recicláveis está interrompido por tempo indeterminado. 

Dentre os serviços, foram suspensos o Circuito Porta a Porta, em que alguns veículos percorrem o município realizando a coleta seletiva, e também os locais de entrega voluntária (LEVs e PEVs), por não conseguirem realizar a triagem dos materiais.

Tatiane Lima, 27, mora em um condomínio de apartamentos em Guarulhos que possui a separação dos recicláveis. Ao questionar o zelador, ele informou que foram avisados da interrupção. “Avisaram os moradores que o serviço de coleta foi interrompido, mas ainda não temos orientação de como fazer o descarte correto de agora em diante”. 

Segundo o Delurb (Departamento de Limpeza Urbana) da Secretaria de Serviços Públicos, a indicação é para que os moradores guardem os materiais em suas residências até o término da quarentena. 

Image

Centro de Recebimento de Material Reciclável @Divulgação/PMG

“É importante que a população colabore com as medidas preventivas neste momento. Todos os serviços citados serão normalizados em tempo oportuno”, comenta o diretor do Delurb, Alexandre Lobo.

Para Natália Barom, 34, bióloga e professora, a medida é justificável. “Quando tratamos de um resíduo reciclável, o mesmo pode ser armazenado em nossas casas por um tempo maior do que o resíduo orgânico, pois ele não se torna um foco de contaminação por ser considerado limpo. Então, vale a pena o armazenamento para depois ser descartado corretamente”.

VEJA MAIS:
Confira a cobertura especial sobre o coronavírus e as periferias
Empregadas narram rotina de trabalho e precisam escolher entre emprego e risco a Covid-19
Nos trens e nos ônibus: os cuidados para quem não pode evitar o transporte público
Prefeitos do ABC recuam e transporte público será mantido com 50% de circulação 

LIXO ORGÂNICO

Não há interrupção  no serviço de coleta de lixo residencial. De acordo com a Prefeitura, para reforçar a equipe e oferecer mais segurança aos coletores, mais 20 profissionais serão contratados e todos os caminhões da frota vão receber reservatórios de água e sabão para higiene durante o trabalho. 

A recomendação para a população é para encher os sacos de lixo com até dois terços da capacidade e fechá-los com nó, além de respeitar os dias e horários de cada coleta em seu bairro. 

Image

Coleta de lixo será mantida @Jackson Argolo/Divulgacao PMG

ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA

Desde a chegada do vírus na região, o número de casos confirmados contabiliza 10 pessoas, sendo 616 casos suspeitos, 565 em investigação e 41 descartados. O prefeito de Guarulhos, Guti (PSB), decretou estado de calamidade pública municipal diante da pandemia. 

“Neste momento precisamos usar todas as opções possíveis. Por isso estamos decretando estado de calamidade, para que possamos utilizar verbas e outras possibilidades para o combate ao coronavírus”, disse Guti.

O anúncio depende de aprovação da Assembleia Legislativa do Estado, para determinar as medidas de apoio que serão tomadas. A Vigilância Epidemiológica Municipal não registrou e nem foi comunicada sobre qualquer morte por conta da covid-19 no município.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Jéssica Souza

Jornalista, santista, cofundadora e correspondente de Guarulhos desde 2013. Trabalha com criação de conteúdo para redes sociais, amante da fotografia e viciada em chocolate.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE