APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

7 em cada 10 ruas de SP têm coleta seletiva, mas só 7% do lixo é reciclado​

Prefeitura promete atender todos os 96 distritos até 2020; separação é maior entre os moradores das regiões oeste e centro, e menor na zona leste

Image

Magno Borges/ Agência Mural

Por: Redação

Notícia

Publicado em 07.06.2019 | 18:26 | Alterado em 10.02.2023 | 13:38

Tempo de leitura: 2 min(s)

A Prefeitura de São Paulo tem a meta de promover, até 2020, o atendimento de coleta seletiva em 100% dos 96 distritos da cidade. Atualmente, o serviço de coleta seletiva domiciliar atende a 70% das ruas da capital, segundo a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb).

Para moradores de regiões que ainda não são contempladas com a coleta de lixo reciclável, existe a opção de descarte de resíduos nos 102 ecopontos (clique aqui para ver a lista completa) e em cerca de 1.500 lixeiras – Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) –, que ficam próximas a estações do Metrô, terminais de ônibus e entrada de parques.

Problemas de reciclagem

Diariamente, a cidade de São Paulo gera, em média, 20 mil toneladas de lixo (residencial, hospitalar, restos de feiras, podas de árvores, entulho etc.). Desse total, 12 mil toneladas são resíduos domiciliares.

Em 2018, o município produziu mais de 5,6 milhões de toneladas de lixo. O número representa cerca de meia tonelada por habitante – a maior produção de lixo por pessoa no país.

Quanto ao lixo reciclável, no mesmo ano, foram recolhidas 76.907 toneladas na capital. São Paulo tem capacidade para reciclar cerca de 40% dos resíduos pela população. No entanto, apenas 7% é reciclado atualmente.

Para conscientizar a população a separar o lixo reciclável em casa e informá-la sobre os pontos e horários de coleta, a Amlurb lançou, em fevereiro deste ano, a plataformaonline “Recicla Sampa”.

O objetivo da campanha é reduzir, em quatro anos, 500 mil toneladas dos resíduos atualmente despejados nos aterros municipais, por meio da separação correta do lixo.

De acordo com apesquisa “Viver em São Paulo: Meio Ambiente”,divulgada no mês passado pela Rede Nossa São Paulo e Ibope Inteligência, 61% dos paulistanos afirmam separar o lixo reciclável do não reciclável.

A separação de materiais recicláveis em casa é maior entre os moradores das regiões oeste (66%) e centro (70%), e menor entre os moradores da região leste (53%).

O que pode ser descartado?

Plásticos, vidros, papéis/papelão e metais. Outros resíduos, como óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos, entulho, isopor, lâmpadas, móveis, pilha plástico, poda de plantas, remédios e tecidos, devem ser entregues em postos específicos.

Ruas atendidas pela coleta de lixo reciclável

A coleta seletiva de lixo reciclável em São Paulo é feita pelas concessionárias Ecourbis e Loga. Consulte o dia e horário da coleta de acordo com a sua região:

Loga (regiões oeste, norte, centro e parte da zona leste)

Atende às subprefeituras: Butantã, Casa Verde, Freguesia do Ó/Brasilândia, Jaçanã/Tremembé, Lapa, Mooca, Penha, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Perus, Sé, Santana/Tucuruvi e Vila Maria/Vila Guilherme.

Pesquise aqui sua rua.

Ecourbis (região sul e parte da zona leste)

Atende às subprefeituras: Aricanduva/Formosa/Carrão, Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Ipiranga, Itaquera, Itaim Paulista, Jabaquara, M’Boi Mirim, São Miguel Paulista, Parelheiros, Santo Amaro, Sapopemba, São Mateus, Parelheiros e Vila Prudente.

Pesquise aqui sua rua.

Para dúvidas, entre em contato com a central 156 da prefeitura.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE