• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Conheça o distrito de Pirituba; ouça o podcast

O distrito que está localizado no noroeste de São Paulo abriga mais de 167 mil pessoas; moradores da região relatam problemas e qualidades do local

Neste episódio o “Em Quarentena” embarcou virtualmente no trem da linha 7-Rubi e desembarcou em Pirituba, distrito localizado na zona noroeste de São Paulo, para conversar com moradores da região. 

Quem abriu o programa descrevendo Pirituba foi a moradora Fernanda Trindade dos Santos, 23, que vive com o pai e dois irmãos.

“Eu descreveria Pirituba como um bairro grande, bastante diverso, com bastante diferença socioeconômica entre as suas regiões. Mas também um bairro bastante arborizado, com bastante transporte, um bairro gostoso de se viver”. (ouça a partir de 00:01)

O distrito, que é administrado pela subprefeitura de Pirituba/Jaraguá, abriga mais de 167 mil pessoas, que vivem de maneiras diferentes. A desigualdade social é bem presente e, além disso, o acesso à equipamentos públicos de cultura e de lazer é limitado.

O mapa da desigualdade, da Rede Nossa São Paulo, apresenta dados que mostram que o distrito não tem centros culturais, casas ou espaços de cultura, museus e teatros.

Fernanda falou sobre a falta de acessos a espaços de educação e cultura, e também enfatizou a desigualdade social presente por lá. “Por ser muito grande, têm áreas onde você tem uma população bem, com uma condição financeira boa, como têm pessoas também que vivem também quase na marginalidade. Eu acho que essa desigualdade social é algo negativo pro bairro”. (a partir de 01:18)

Ela também mencionou outro problema presente na região, a questão da mobilidade, pois tem gente que demora até uma hora pra conseguir sair de dentro do bairro. 

“Seis, sete horas da manhã quando as pessoas estão indo trabalhar é bem difícil, tem um super congestionamento na Avenida Edgar Facó porque é uma das únicas saídas do bairro, fora a Anhanguera e as outras vias expressas. Isso torna a vida das pessoas que moram aqui bem mais complicada”. (ouça em 02:05)

O podcast da Agência Mural descobriu também que a região de Pirituba conta com uma tradição bem forte de futebol de várzea. Quem falou sobre isso foi Felipe Couto, de apenas 10 anos, que mora no bairro Jardim Paquetá. Ele é daqueles que, antes da pandemia do coronavírus, não perdia um jogo. 

“Eu acompanho o futebol da várzea, antes da pandemia, eu gostava muito de ir pros jogos, vibrar, torcer, cantar. Meu time do meu coração é o Vila Nova Paquetá daqui de Pirituba. Gosto do futebol de várzea porque dá emoção e adrenalina”. (ouça em 02:49)

Para saber mais sobre Pirituba e outros distritos de São Paulo, acesse o site 32xsp.org.br

Sintonize também a rádio CBN São Paulo todos os dias às 11h da manhã, que lá rola um quadro com as informações do 32xSP sobre as desigualdades entre as subprefeituras.

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #41 – Segunda Temporada – Conheça o distrito de Pirituba.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast.

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários