• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Dados públicos e transparência sobre as periferias; ouça o podcast

Jornalistas da Agência Mural contam como estão apurando os dados relacionados ao coronavírus para manter o público informado

Informações corretas são fundamentais no combate ao coronavírus. E nesse período de pandemia, os meios de comunicação e seus profissionais estão tendo dificuldades para conseguir dados completos do que está acontecendo, o número exato de pessoas infectadas ou que morreram pela Covid-19, por exemplo. 

Para saber como os governos estão divulgando os dados públicos sobre as periferias da região metropolitana de São Paulo, o “Em Quarentena” convidou os jornalistas da Agência Mural para contar como está sendo apurar as informações relacionadas à Covid-19.

O repórter Lucas Veloso, abriu a conversa contando como faz para ter acesso à dados públicos, que o estado não tem fornecido. 

“O que acontece na maioria das vezes é que a gente acaba recorrendo a Lei de Acesso à Informação porque assim o estado, os governos municipais e estaduais, e diversas esferas são obrigados a responder pra gente”. (ouça a partir de 01:34) 

Paulo Talarico, editor-chefe da Agência Mural explicou o que é essa lei mencionada por Lucas. “A Lei de Acesso à Informação (LAI), criada em 2011, prevê que todo órgão público, seja prefeitura, governo do estado ou federal, tem a obrigação de responder as perguntas e os pedidos de informação da população. Qualquer cidadão pode solicitar informação e não é necessário justificar o motivo do pedido”. (a partir de 02:06)

Ele também falou sobre a LAI na prática. “No entanto, a gente ainda tem muita dificuldade em relação à LAI, nem todas as cidades cumprem o que determina essa legislação. […] Quanto mais você vai ao âmbito municipal, fica mais complicado”. (ouça em  02:39)

Talarico apontou que existem divergências entre os números relacionados ao coronavírus divulgados pelo estado e os que são divulgados pela prefeitura. “Várias vezes a gente tem encontrado um número no governo do estado e um número diferente em cada cidade. Quando a gente questionou isso, o governo disso que é apenas a questão da demora entre a prefeitura informar o dado para o governo do estado computar”. (em  04:15)

Paulo, que mora em Osasco, está de olho no que as prefeituras da região metropolitana estão divulgando. E comentou que, no meio disso tudo, existe um ponto positivo, pois algumas prefeituras têm disponibilizado informações, o que segundo ele não costuma ser tão normal. “A grande maioria das prefeituras tem divulgado algum tipo de dado, todos os dias, sobre a Covid-19. Algumas com balanços mais detalhados, outras de forma mais sucintas”. (em  04:28

Já sobre a cidade de São Paulo, Lucas reforçou a falta de informações detalhadas e porque é difícil mapear onde estão os casos de coronavírus. “Os dados que a gente consegue acessar e os que a prefeitura divulga via redes sociais, são dados que especialistas apontaram como antigos. Então, por exemplo, os dados que temos hoje são provavelmente de duas semanas atrás”.  (em  04:51)

Veloso defendeu a importância da Lei de Acesso à Informação para a população. “Hoje, a maneira mais efetiva da gente pressionar o poder público para ser mais transparente é defender com unhas e dentes a LAI. É ela que permite que a gente, enquanto jornalistas e cidadãos, possamos acessar dados que são públicos e que são nossos”.  (em  05:48)

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #21: Dados públicos e transparência sobre as periferias.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários