APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

De quarentena, jovem de Cidade Tiradentes relata cuidados e vê perguntas invasivas sobre coronavírus

Com suspeita de coronavírus, morador da zona leste deve ficar em casa por alguns dias; ele relata como foi o atendimento a impressão das pessoas ao redor

Image

Por: Lucas Veloso

Notícia

Publicado em 13.03.2020 | 16:25 | Alterado em 20.03.2020 | 17:37

RESUMO

Com suspeita de coronavírus, morador da zona leste deve ficar em casa por alguns dias; ele relata como foi o atendimento a impressão das pessoas ao redor

Tempo de leitura: 3 min(s)

Morador de Cidade Tiradentes, na zona leste, e usuário assíduo do Twitter, o estagiário em Publicidade Rafael Fernandes Bertoldo, 25, descobriu nesta quinta-feira (13) que deveria ficar em casa. Ele está de quarentena por conta de uma suspeita de covid-19, o novo coronavírus.

Image

Publicação nas redes sociais em que o estagiário avisa que está de quarentena

Rafael foi fazer o teste depois que sua mãe comentou com uma assistente social que o filho teve contato com pessoas que ficaram próximas a alguns suspeitos do vírus. Segundo comentários que ouviu, no prédio em que trabalha, no bairro de Vila Nova Conceição, zona sul, há quatro casos confirmados.

Nele, o teste foi feito com cotonetes nos dois lados do nariz e na garganta. “Tenho que ficar em casa, recluso, usando máscara para não passar nada às pessoas de casa, se for o corona”, diz. “O resultado deve sair em quinze dias”.

De acordo com dados divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde e pelo Hospital Albert Einstein nesta sexta-feira (13), o Brasil registrou cerca de 151 casos confirmados de covid-19.

VEJA MAIS:
Peneiras da Taça das Favelas são adiadas contra pandemia
Nos trens e nos ônibus: os cuidados para quem não pode evitar o transporte público
Prevista para abril, Perifacon é adiada para junho

No estado de São Paulo, são 46 até o momento, sendo que 44 estão na capital, 1 em Ferraz de Vasconcelos e mais 1 em Santana de Parnaíba. Ao todo são 555 casos suspeitos da doença na região.

Apesar da apreensão dos vizinhos, Rafael afirma estar ‘suave’ com seu caso. Por outro lado, está preocupado a família.

Ele mora com pai e com a mãe, com 65 e 58 anos, respectivamente. “Eles são idosos. Meu medo é passar alguma coisa para eles, ainda mais porque eles já têm problemas respiratórios”, comenta.

Dentro de casa, além de usar máscara o tempo todo, Rafael está lavando as mãos com mais frequência. Nas próximas semanas não deve sair de casa para trabalhar ou estudar, além de não deixar que os amigos o visitem.

Image

Um dos itens obrigatórios para Rafael é o uso da máscara dentro de casa @Arquivo Pessoal

Depois que foi atendido por um médico, foi orientado a avisar nos grupos do trabalho e da faculdade que deveriam ficar de olho nos sintomas. Na sequência, disse ter recebido dezenas de mensagens com questionamentos. Para ele, alguns chegaram a ser invasivos. “Chegaram a falar ‘naquele dia que a gente se encontrou na lojinha, você já estava com o vírus? porque eu te cumprimentei’.

Para ele, o atendimento na UBS Inácio Monteiro foi ‘super de boas’. “Nunca me senti tão acolhido. A recepção, desde o início, foi excepcional, deixaram tudo muito claro e me tranquilizaram bastante”, completa.

Um dos elogios de Rafael é sobre o acompanhamento do caso. A equipe de atendimento da unidade prometeu ligar todos os dias para saber como está a situação. “Agora de tarde recebi a ligação de uma pessoa da UVIS [Unidades de Vigilância em Saúde] perguntando como eu e minha família estávamos”.

Na manhã desta quinta-feira (12), o governador João Doria (PSDB) anunciou mil novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado. A medida para combater o vírus inclui também a compra de novos equipamentos e medicamentos, além da contratação de mais profissionais de saúde.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico do coronavírus é feito após a coleta de materiais respiratórios, por meio de aspiração das vias aéreas ou pelo escarro. Quando há suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de duas amostras.

Elas são encaminhadas para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública. Depois disso, uma das amostras deve ser enviada ao NIC (Centro Nacional de Influenza) e outra para análise de metagenômica.

Segundo o Ministério da Saúde, para confirmar a doença é necessário realizar exames de biologia molecular que detecta o RNA viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

Ainda de acordo com a entidade, os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela APS (Atenção Primária em Saúde) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Lucas Veloso

Jornalista, cofundador e correspondente de Guaianases desde 2014.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE